Disciplinas especiais
A UFMG propicia oportunidades diferenciadas aos alunos de graduação, que incluem cursar disciplinas na pós-graduação, aproveitar créditos em atividades de extensão específicas e participar de atividades acadêmicas sobre grandes questões do país e da humanidade. Conheça:
Formação Avançada
Desde 2014, os alunos da graduação podem cursar disciplinas do mestrado ou doutorado, com a regulamentação dos Grupos de Disciplinas de Formação Avançada. Além de promover maior integração entre os níveis de ensino de graduação e de pós-graduação, o projeto visa conceder aos alunos a oportunidade de receber formação em maior grau de aprofundamento durante a graduação, além de incentivá-los a prosseguirem seus estudos em nível de pós-graduação. A oferta dos Grupos de Disciplinas de Formação Avançada é regulamentada pelos colegiados de graduação e de pós-graduação de cada curso. Procure saber se na sua unidade o programa já está regulamentado.
Formação em Extensão Universitária
A Formação em Extensão Universitária visa incluir, nos cursos de graduação, conteúdos relacionados às realidades regionais do país, em suas dimensões sociais, culturais, ambientais e econômicas, cumprindo as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, que estabelece que 10% dos créditos exigidos para a integralização de cursos de graduação deverão ser obtidos por meio da participação dos alunos em programas ou projetos de extensão universitária.
As atividades de extensão são organizadas de maneira a se integrarem aos currículos de graduação facilitando o cômputo de créditos. Na UFMG, a formação existe desde 2015. Em 2019, novas diretrizes curriculares para a integralização de atividades curriculares de Formação em Extensão Universitária nos cursos de graduação da UFMG foram aprovadas pelo Cepe. Mais informações estão no site da Pró-reitoria de Extensão.
Formações Transversais
As Formações Transversais são atividades acadêmicas que abordam temáticas de interesse geral visando incentivar a formação de espírito crítico e proporcionar visão aprofundada em relação às grandes questões do país e da humanidade. O conjunto de Formações Transversais constitui um espaço comum de formação para todos os cursos de graduação da UFMG. São ofertadas atualmente as formações:
- Acessibilidade e Inclusão
- Culturas em Movimento e Processos Criativos
- Direitos Humanos
- Divulgação Científica
- Empreendedorismo e Inovação
- Estudos Internacionais
- Gênero e Sexualidade
- Relações Étnico-Raciais
- Saberes Tradicionais
Podem cursar as disciplinas alunos de graduação e pós-graduação de qualquer curso da UFMG. Para se matricular, o estudante deverá acompanhar as datas de matrícula no Calendário Acadêmico da UFMG. Mais informações estão no site da Pró-reitoria de Graduação.
Atividades Complementares
Atividades Complementares são atividades extra-curriculares desenvolvidas pelos estudantes para ampliar os horizontes de sua formação, de forma a incluir atividades formativas desenvolvidas junto a públicos diversificados (diferentes dos colegas de curso), ministradas por especialistas diversificados (para além dos docentes de seu curso), em espaços coletivos nos quais a dinâmica do conhecimento seja trabalhada com conteúdo e formato diferentes daqueles adotados em sala de aula.
Os seguintes tipos de atividades são usualmente reconhecidos como Atividades Complementares:
- Congressos, simpósios e outros eventos acadêmicos;
- Palestras, debates, mesas-redondas;
- Concertos, exposições, audições, exibições;
- Festivais, feiras;
- Oficinas, workshops.
Outros tipos de atividades podem também ser considerados como Atividades Complementares, para o fim de geração de créditos curriculares, a critério de cada Colegiado de Curso.
Para garantir a disponibilidade de Atividades Acadêmicas Complementares, o calendário acadêmico da UFMG prevê, a cada semestre, a reserva de quatro datas nas quais ocorrerão atividades desse tipo no turno noturno, em toda a universidade. A inscrição nessas atividades será feita neste link.
Estudos Transversais na Pós-graduação
Tendo em vista o caráter emergente dos estudos transdisciplinares, a Câmara de Pós-graduação, em conjunto com o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), propôs estabelecer a modalidade de Estudos
Transversais na pós-graduação stricto sensu da UFMG. São conjuntos de atividades acadêmicas incluindo disciplinas e pesquisa interdisciplinar, realizada de forma simultânea por 2 (dois) ou mais cursos de pós-graduação. Os objetivos são promover uma formação diferenciada e complementar e abrir novas frentes de atuação na pós-graduação stricto sensu sem que seja necessária a criação imediata de novos PPGs. Acesse a resolução 07/2020 de 8 de outubro de 2020 que regulamenta a criação de Estudos Transversais na titulação de mestres e doutores na pós-graduação stricto sensu da UFMG.