Belo Horizonte

Cercada pela Serra do Curral, Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, localizado na região Sudeste do país, abriga o maior conjunto de unidades e campi da Universidade Federal de Minas Gerais. Com  2.502.557 habitantes e área de aproximadamente 330 km²,  o município é um dos pontos nacionais de influência política e intelectual.  Aspectos marcantes da cidade são a sua geografia, situada entre morros e baixadas, e o seu clima,  com invernos secos e verões quentes e úmidos. 

Com a instalação da Faculdade de Direito, a UFMG esteve na origem da fundação de Belo Horizonte 

Centenária e jovem, Belo Horizonte foi inaugurada em 1897 e recebeu, um ano depois, a transferência da Faculdade de Direito da antiga capital, Ouro Preto. Posteriormente, em 1927, a escola constituiria o núcleo fundador da Universidade de Minas Gerais, que antecedeu a formação da UFMG .

Fruto de planejamento para ser a capital política e administrativa do de Minas Gerais, em momento de forte apelo nacional do republicanismo, a nova capital apresenta hoje 80% de sua economia  concentrada em  serviços, com destaque para o comércio, serviços financeiros, atividades imobiliárias e administração pública.

Belo Horizonte vista do Mirante do Mangabeiras
Belo Horizonte vista do Mirante do Mangabeiras Lucas Braga / UFMG

Apesar de estar localizada em estado com tradição em exploração mineral, a cidade tem atraído  empresas baseadas em conhecimento, como as de tecnologia da informação, devido à formação de alta qualidade de recursos humanos proporcionada pela UFMG, e à instalação do Parque Tecnológico de Belo Horizonte, o  BH-Tec, empreendimento conjunto da UFMG, governos do Estado e do Município, Sebrae e Fiemg. 

Um marco importante da influência  de Belo Horizonte  pode ser identificado em sua arquitetura. A cidade é um dos berços da moderna arquitetura brasileira,  que despontou nos anos 1940, com o conjunto arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer. Ela também abriga conjuntos de edifícios em estilos neoclássicos, neo-românticos e neogóticos.

Entre os destaques arquitetônicos pós-Pampulha, está o prédio da Reitoria da UFMG, construído em 1962 e incorporado ao conjunto de obras do patrimônio Histórico e Cultural de Belo Horizonte, em 2003. O prédio foi projetado pelo arquiteto Eduardo Mendes Guimarães Júnior, responsável também pelas obras do estádio Mineirão.

Escada da Reitoria no Campus Pampulha
Escada da Reitoria no Campus Pampulha Lucas Braga / UFMG

Mapa turístico e eventos

Consulte no site sobre a capital o mapa turístico de BH, o Centro de Atendimento ao Turista  e acompanhe a agenda atualizada de eventos.

Hospedagem

Fique por dentro sobre como encontrar hospedagem em BH, acessando este link.

Transporte público

Movimente-se  pela cidade com a ajuda do aplicativo oficial bhtmobile.

Para outras nformações sobre o sistema de transporte e quais linhas de ônibus levam às unidades da UFMG,  basta acessar o site da  Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte , a BHTrans

Vida cultural

Belo Horizonte conta com importantes monumentos, parques, espaços de diversão e museus.  Conheça:

Yayoi Kusama, Narcissus garden, 1966
Yayoi Kusama, Narcissus garden, 1966 Divulgação Inhotim

Inhotim
Museu de Arte da Pampulha 
Museu de Artes e Ofícios 

Museu de História Natural da UFMG
Museu de História Natural da UFMG Lucas Braga / UFMG

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG
Museu Ciências Naturais da PUC Minas 

Vista do lago do Parque Municial no Centro de BH.
Vista do lago do Parque Municial no Centro de BH. Paulo Borges / UFMG

Parque Municipal
Parque Mangabeiras
 
Estação Ecológica da UFMG

Praça da Liberdade
Praça da Liberdade Lucas Braga / UFMG

Circuito Cultural Praça da Liberdade - onde se encontra o Espaço do Conhecimento UFMG
Conservatório UFMG
Centro Cultural UFMG

Queijos artesanais no Mercado Central
Queijos artesanais no Mercado Central Paulo Borges / UFMG