Belo Horizonte
Cercada pela Serra do Curral, Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, localizado na região Sudeste do país, abriga o maior conjunto de unidades e campi da Universidade Federal de Minas Gerais. Com 2.502.557 habitantes e área de aproximadamente 330 km², o município é um dos pontos nacionais de influência política e intelectual. Aspectos marcantes da cidade são a sua geografia, situada entre morros e baixadas, e o seu clima, com invernos secos e verões quentes e úmidos.
Com a instalação da Faculdade de Direito, a UFMG esteve na origem da fundação de Belo Horizonte
Centenária e jovem, Belo Horizonte foi inaugurada em 1897 e recebeu, um ano depois, a transferência da Faculdade de Direito da antiga capital, Ouro Preto. Posteriormente, em 1927, a escola constituiria o núcleo fundador da Universidade de Minas Gerais, que antecedeu a formação da UFMG .
Fruto de planejamento para ser a capital política e administrativa do de Minas Gerais, em momento de forte apelo nacional do republicanismo, a nova capital apresenta hoje 80% de sua economia concentrada em serviços, com destaque para o comércio, serviços financeiros, atividades imobiliárias e administração pública.
Apesar de estar localizada em estado com tradição em exploração mineral, a cidade tem atraído empresas baseadas em conhecimento, como as de tecnologia da informação, devido à formação de alta qualidade de recursos humanos proporcionada pela UFMG, e à instalação do Parque Tecnológico de Belo Horizonte, o BH-Tec, empreendimento conjunto da UFMG, governos do Estado e do Município, Sebrae e Fiemg.
Um marco importante da influência de Belo Horizonte pode ser identificado em sua arquitetura. A cidade é um dos berços da moderna arquitetura brasileira, que despontou nos anos 1940, com o conjunto arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer. Ela também abriga conjuntos de edifícios em estilos neoclássicos, neo-românticos e neogóticos.
Entre os destaques arquitetônicos pós-Pampulha, está o prédio da Reitoria da UFMG, construído em 1962 e incorporado ao conjunto de obras do patrimônio Histórico e Cultural de Belo Horizonte, em 2003. O prédio foi projetado pelo arquiteto Eduardo Mendes Guimarães Júnior, responsável também pelas obras do estádio Mineirão.
Mapa turístico e eventos
Consulte no site sobre a capital o mapa turístico de BH, o Centro de Atendimento ao Turista e acompanhe a agenda atualizada de eventos.
Hospedagem
Fique por dentro sobre como encontrar hospedagem em BH, acessando este link.
Transporte público
Movimente-se pela cidade com a ajuda do aplicativo oficial bhtmobile.
Para outras nformações sobre o sistema de transporte e quais linhas de ônibus levam às unidades da UFMG, basta acessar o site da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte , a BHTrans.
Vida cultural
Belo Horizonte conta com importantes monumentos, parques, espaços de diversão e museus. Conheça:
Inhotim
Museu de Arte da Pampulha
Museu de Artes e Ofícios
Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG
Museu Ciências Naturais da PUC Minas
Parque Municipal
Parque Mangabeiras
Estação Ecológica da UFMG
Circuito Cultural Praça da Liberdade - onde se encontra o Espaço do Conhecimento UFMG
Conservatório UFMG
Centro Cultural UFMG