UFMG sedia maior congresso nacional de artistas-pesquisadores em Dança

Evento reunirá cerca de 500 participantes de todo o Brasil entre os dias 8 e 12 de julho

Belo Horizonte será palco do maior encontro nacional de pesquisadores e artistas da área da Dança. Entre os dias 8 e 12 de julho, a UFMG receberá o 8º Congresso da Anda – Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, com uma programação que inclui conferências internacionais, apresentações artísticas, mesas temáticas, oficinas e mais de 300 trabalhos de pesquisa.

Organizado pelo curso de graduação em Dança da UFMG, o evento marca também a celebração dos novos prédios anexos à Escola de Belas Artes (EBA). Com o tema Começo, meio e começo: ancestralidades e cosmotécnicas, o congresso homenageia o pensador e líder quilombola Mestre Nêgo Bispo, falecido recentemente.

A abertura oficial contará com uma conferência da pesquisadora mexicana Margarita Tortajada Quiroz e um cortejo com tambores, conduzido pelos professores Gil Amâncio e Jalver Bethônico, além da bênção da Rainha Belinha, representante da Tradição Congadeira mineira. Já a mostra artística de abertura será realizada no Teatro Francisco Nunes, com a participação dos artistas Maurício Tizumba e Júnia Bertolino.

A expectativa é receber cerca de 500 participantes de todo o país, entre estudantes, docentes e profissionais de dança, além de convidados internacionais. “O evento começou a ser organizado há oito meses, com muito esforço e dedicação de uma equipe que acredita no valor da Dança como campo de conhecimento e prática ancestral”, afirma a professora Graziela Andrade, do curso de ança da UFMG e membro da diretoria da Anda.

Além de uma intensa programação artística e científica, o congresso também abre espaço para debates sobre políticas públicas para o ensino da arte no Brasil. Uma das mesas em destaque, intitulada SOS dança e teatro, discutirá a exclusão dessas áreas da Prova Nacional Docente (PNC), mesmo sendo legalmente reconhecidas como campos de conhecimento e contando com aproximadamente 50 cursos superiores em Dança no país — 70% deles na modalidade licenciatura.

As atividades ocorrerão em diversos espaços da UFMG e da Escola de Belas Artes. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site e nas redes sociais oficiais da Anda.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço