Evento acadêmico

18º Seminário sobre Economia Mineira recebe inscrição de participantes

Ver cartaz do evento >

O Seminário sobre Economia Mineira, ou Seminário de Diamantina, chega à maioridade, com a realização de sua 18ª edição no período de 19 a 23 de agosto de 2019. Sob coordenação do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, a nova edição do evento tem como tema a crise da mineração e as perspectivas econômicas, sociais e ambientais de Minas Gerais e Brasil.

As inscrições para participantes estão abertas e podem ser feitas até 15 de agosto, neste link.

O evento vai reunir pesquisadores do país e do exterior em atividades diversas, na Casa da Glória, em Diamantina, como minicursos, lançamento de livros, conferências, mesas-redondas e apresentação de trabalhos sobre questões nas áreas de História Econômica, do Pensamento Econômico e Demografia Histórica, Teoria Econômica e Economia Aplicada, Demografia, Políticas Públicas, Relações Econômicas Internacionais e Crise da Mineração.

O Seminário

Originalmente criado para refletir sobre Minas Gerais, o evento, realizado pela primeira vez em 1982 ampliou para o âmbito nacional e internacional o objetivo de suas discussões.

Em 2019, após as tragédias ocorridas em Mariana e em Brumadinho, é em torno do tema da crise da mineração que o seminário pretende motivar reflexão crítica sobre aspectos centrais da superposição de crises, que se abatem hoje a realidade mineira e brasileira.

Destacam-se a crise do estado de Minas Gerais e do país, assim como a crise internacional, a um tempo, econômica, política, ambiental, geopolítica, humanitária, que se reflete em aprofundamento das desigualdades sociais, em desemprego e precarização do trabalho, em crise ambiental, em crise humanitária sob a forma de migrações forçadas, de intensos fluxos de refugiados, de violência e intolerância, que ameaçam a democracia e a paz.

Programação

Com os dias 19 e 20 dedicados a minicursos, o Seminário realiza, nos dias seguintes, as outras atividades, como apresentação de trabalhos e debates.

A abertura oficial acontece no dia 21 de agosto, a partir das 9h, com a conferência da reitora da UFMG Sandra Regina Goulart Almeida sobre 'Os Desafios da Universidade em Tempos Regressivos', com a coordenação de Hugo E. A. Gama Cerqueira, da Face UFMG.

Na mesma manhã, acontecem as mesas-redondas 'Sociedade de Risco: Vulnerabilidades e desafios de adaptação' e de debate e lançamento do livro 'Crescendo em silêncio: A incrível economia escravista de Minas Gerais no século XIX', do professor aposentado da UFMG Roberto Borges Martins.

Conheça a programação, os trabalhos aprovados e demais informações no site do evento.

Descrição Imagem
Patrimônio histórico, a Casa da Glória, vinculada à UFMG, é sede do Seminário Foca Lisboa/UFMG