Semana Brasileira de Enfermagem tem programação on-line com especialistas
Nesta terça-feira, 12 de maio de 2020, Dia Mundial do Enfermeiro, a Escola de Enfermagem da UFMG dá início à programação on-line da 81ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), com o tema central Qualidade da Enfermagem e Saúde na Defesa do SUS (Sistema Único de Saúde). A programação, com atividades diárias, prossegue até 20 de maio. Os eventos serão transmitidos em lives no Instagram da Escola de Enfermagem (eeufmg), com exceção da live do dia 14.
Às 19h30 desta terça-feira, a diretora da Escola de Enfermagem, professora Sônia Maria Soares, fará a abertura oficial. Às 20h, a professora do Departamento de Enfermagem Básica Fernanda Batista Oliveira Santos aborda o tema De Florence Nightingale aos dias atuais: para onde caminha a enfermagem brasileira, que também é transmitida pelo @coestmg.
No dia 13, às 16h, a professora do Departamento de Enfermagem Aplicada Maria Odete Pereira e a enfermeira Rosiane Azevedo Faleiro Rodrigues conversam sobre Saúde mental: enfrentamento e manejo clínico em tempos de Covid-19. Às 19h do mesmo dia, a professora do Departamento de Enfermagem Básica Andreza Werli-Alvarenga fala sobre Manejo clínico dos pacientes infectados com Covid-19 em unidades de terapia intensiva.
No dia 14, às 19 horas, está agendada uma live do Departamento Científico de História da Enfermagem, no @dhe.aben, que vai abordar Enfermagem contra o Covid-19: panorama histórico em Portugal, Ilhas Canárias e Brasil, com Paulo Pina Queiroz (Portugal), Francisco Javier Molina (Espanha) e Maria Itayra Padilha (Brasil).
Coronavírus: testes rápidos e moleculares – implicações para o cuidado de enfermagem será tema da live da professora Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública Tércia Moreira Ribeiro da Silva, no dia 15 de maio, às 19h.
No dia 16, às 10h, serão apresentadas práticas terapêuticas integrativas para o cuidado dos profissionais de enfermagem no combate a pandemia, sob responsabilidade das professoras Célia Maria de Oliveira, Tânia Couto Machado Chianca e Carla Aparecida Spagnol.
Na segunda-feira, 18, às 10h, as professoras Solange Cervinho Bicalho Godoy e Eliane Marina Palhares Guimarães discorrem sobre Teleconsultoria e pandemia Covid-19. Às 19 horas, a professora do Departamento de Enfermagem Aplicada Merielle Tavares trata do tema Profissionais de enfermagem para o cuidado a pacientes com Covid-19: aspectos relevantes e quantitativos.
No dia 19 de maio, às 15 horas, o tema será Enfermagem obstétrica e sua força de trabalho em tempos de Covid-19: um retrato das ações no Brasil – Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo), com a professora Kleyde Ventura de Souza, presidente da Associação Nacional, Juliana do Carmo, presidente da seção mineira, e convidados. Os desafios da Enfermagem frente à pandemia da Covid-19 no contexto hospitalar na perspectiva da Gestão serão abordados em videoconferência pelos enfermeiros do Hospital das Clínicas da UFMG Paula Barcelos Vasconcelos, Ronan de Souza e Thais Oliveira Gomes, com a moderação da professora do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública Juliana Marcato.
Na programação do dia 20, às 15h, as alunas do curso de Enfermagem Biannka Melo e Ana Luíza Silva abordam o tema No campo de prática durante a pandemia? Relato de experiência de discentes da EEUFMG. Às 19h, grupos de professores do Departamento de Enfermagem Materno Infantil debaterão Os desafios da Enfermagem frente à pandemia de Covid-19 no contexto da atenção primária.
O encerramento da Semana se dará em uma live cultural, às 20h, com o músico Thiago Gazzinelli Haddad Antonio, do projeto Seresta da Quarentena da Escola de Belas Artes.
(Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG)