Ars Nova coral da UFMG apresenta concertos abertos ao público
O Ars Nova - Coral da UFMG, por meio de seu mais recente programa de extensão Ars Nova na Estrada, faz duas apresentações celebrando a Semana Santa, ambas com entrada franca.
No dia 15 de abril de 2019, segunda-feira, às 19h30, a Igreja da Boa Viagem é o palco concerto do grupo, e na terça-feira, 16 de abril, às 19h30, o coro se apresenta no Conservatório UFMG. O repertório traz obras dos compositores Domenico Scarlatti, Ola Gjeilo e Johann Sebastian Bach, sob regência do maestro Lincoln Andrade.
Repertório
Os concertos abrem com Stabat Mater, trabalho coral mais conhecido do napolitano Domenico Scarlatti (1685-1757), contemporâneo e amigo de Georg Friedrich Haendel. A obra foi escrita em Roma, em 1715, e seu texto é retirado de várias passagens das Sagradas Escrituras.
O repertório segue com composição do norueguês Ola Gjeilo, nascido em Oslo, em 1978. Ubi Caritas foi escrita em 2001 para coro a cappella, tendo como inspiração a flexibilidade do canto gregoriano. É uma obra que fala da caridade, da humildade e da amizade e possui um forte sentimento de renovação da fé. Seu texto é um hino cantado no final da cerimônia de Lava-Pés, na quinta-feira da Semana Santa.
Por fim, para fechar os concertos, está o moteto Jesu, meine Freude, do alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750). Este é o mais longo dos seis motetos escritos por Bach, e também o mais complexo e antigo. Foi escrito em 1723, provavelmente para o funeral da esposa do chefe dos correios de Leipzig, e inclui passagens da Epístola de São Paulo aos Romanos.
O programa de extensão 'Ars Nova na Estrada' tem como objetivos reforçar as ações da Escola de Música da UFMG como centro de referência da música coral em Belo Horizonte, Minas Gerais e no Brasil, além de criar um vínculo extensionista por meio de concertos e apresentações em conservatórios por toda a Minas Gerais.
(Fonte: Assessoria de Comunicação Ars Nova - Coral da UFMG)