Com participação de ex-ministro da Saúde, websimpósio debate, nesta terça, atenção primária no combate à pandemia
Nesta terça-feira, 2 de junho de 2020, a partir das 14h, a Faculdade de Medicina reúne especialistas na área da saúde para debater o tema A APS no enfrentamento da pandemia de Covid-19. O websimpósio sobre Atenção Primária à Saúde (APS) será transmitido ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia da Saúde (Cetes) da UFMG no Youtube.
A conferência será dividida em três partes. Na primeira, o professor Luiz Augusto Facchini, do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenador da rede de pesquisas em atenção primária da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), discutirá o papel da Atenção Primária à Saúde no controle da pandemia.
Em seguida, o secretário de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto, abordará os desafios da gestão municipal no combate à Covid-19. Por último, falará o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A expectativa é que ele exponha um panorama da pandemia no Brasil e os desafios que ela impõe ao SUS.
O seminário virtual desta terça-feira é a quarta parte da série A APS no enfrentamento da pandemia de Covid-19: desafios para a estruturação do SUS. Nos eventos anteriores, foram abordados temas como aspectos socioeconômicos envolvidos no controle da pandemia, experiências de sucesso e o trabalho da APS no enfrentamento da Covid-19 em âmbito estadual. Os vídeos completos estão disponíveis no canal do Cetes.