Concerto de homenagem ao centenário de nascimento de Emilia De Benedictis
No dia 27 de junho, o projeto Palco Livre apresenta concerto em homenagem ao centenário de nascimento de Emilia De Benedictis (1919 – 2019), com Celina Delmonaco (canto) e Nilcéia Baroncelli (piano). O recital, que acontece no Conservatório UFMG, a partir das 19h30, tem entrada aberta e gratuita.
O Duo apresenta o projeto Elas por Elas, que tem como objetivo divulgar compositoras brasileiras por meio de intérpretes brasileiras. O concerto traz canções de câmara brasileira ao canto e piano.
Pianista e compositora paulistana, Emilia De Benedictis diplomou-se em Piano e Magistério em 1938 pela Academia Musical de São Paulo. Entre as décadas de 1930 e 1940, realizou recitais e apresentações radiofônicas em São Paulo. Em 1949, foi classificada para representar o Brasil em Varsóvia, Polônia, no centenário de falecimento de Chopin (1849-1949).
Compositora, sua obra para piano desperta ointeresse de muitos intérpretes. Segundo a pesquisadora e compositora Nilcéia C. da Silva Baroncelli (sua nora), “(...) cada uma de suas pequenas peças – delicadas evocações de paisagens e sensações – dá margem ao pianista para a exploração de inúmeros detalhes e sutilezas que são característicos de quem domina amplamente a técnica do instrumento”.
Sobre o Duo
Celina Garcia Delmonaco possui graduação em Canto/ bacharelado e especialização em Educação Musical/Coral pela Escola de Música e Belas-Artes do Paraná (Unespar) e mestrado em Música - Musicologia/Etnomusicologia pela UFRGS. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente na docência, performance e pesquisa. Ganhou o prêmio de melhor interprete no 2º. Festival da Canção da UFPR (1996).
Nilcéia Cleide da Silva Baroncelli (Cambé, PR, 1945), escritora e musicista radicada em São Paulo, é diplomada em piano pelo Conservatório Musical Campinas e Bacharel em Língua e Literatura de Expressão Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Dedica-se desde 1976 a pesquisar obras de mulheres compositoras. Como musicista, foi arquivista da Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo, Chefe do Arquivo de Partituras e pianista da Escola Municipal de Bailados, ambos do Teatro Municipal de São Paulo.
(Fonte: Assessoria de Comunicação do Conservatório UFMG)