Congresso discute desafios da geologia em tempos de Inteligência Artificial
Será aberto neste domingo, dia 13 de outubro, em Belo Horizonte, o 51º Congresso Brasileiro de Geologia (CBG), considerado o principal evento da área de geociências da América Latina. O congresso é organizado pelo professor Tiago Novo, vice-diretor do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, e contará, em sua abertura, a partir das 18h, no Center Minas Expo, com a presença de Joana Magalhães, diretora presidente da Sociedade Brasileira de Geologia, seção Minas Gerais e da diretora executiva de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos.
Com o tema Geologia e sociedade na era da Inteligência Artificial , o congresso prossegue até o dia 17 com debates sobre como as novas tecnologias estão transformando o campo das geociências - da pesquisa acadêmica às aplicações industriais. O evento reunirá especialistas, acadêmicos e profissionais do Brasil e do mundo para discutir ciência, inovações e desafios contemporâneos.
Outros nomes confirmados são Átila Iamarino, pesquisador brasileiro conhecido por sua atuação em divulgação científica no YouTube, e Silvia Peppoloni, secretária geral da International Association for Promoting Geoethics (IAPG) e pesquisadora do Instituto Italiano de Geofísica e Vulcanologia.
A programação inclui palestras, painéis especializados, minicursos e excursões científicas. A programação do evento pode ser consultada no site do evento.