Darya Filippenko e Luiz Gustavo Carvalho apresentam concerto no Conservatório UFMG
A violista russa Darya Filippenko e o pianista mineiro Luiz Gustavo Carvalho se apresentam no Conservatório UFMG, no dia 24 de setembro, às 19h30, pelo projeto Conexões Musicais. O programa contará com obras de Cláudio Santoro, Alexander Tchaikovsky, Camargo Guarnieri, Harry Crowl e Mieczyslaw Weinberg. A entrada é gratuita.
Pela primeira vez no Brasil, Darya Filippenko está em turnê pelo país e visita, além da capital mineira, as cidades de Tiradentes, Campinas e Curitiba.
Em Tiradentes, a musicista participou da oitava edição do Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes, que aconteceu entre a 12 e 22 de setembro. O festival é uma parceria com a Diretoria de Ação Cultural da UFMG e tem como proposta oferecer espetáculos de alto nível em todas as linguagens artísticas - música, cinema, artes visuais, artes cênicas e literatura.
Os musicistas
Darya Filippenko nasceu em Minsk, Bielorrússia, em 1983, e realizou os seus estudos no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou. Em 2006, foi vencedora do Concurso Internacional de Música de Câmara Johannes Brahms, na Áustria. Colaborou com diversos regentes importantes, tais como Mikhail Pletnev, Valery Gergiev e Christian Järvi. Como solista, atuou frente à Orquestra de Câmara Estatal da Bielorrússia, Orquestra Sinfônica Novaya Rossiya e da Orquestra Sinfônica de Guiyang (China).
Pela intensa relação com a música contemporânea, um número de compositores russos da atualidade, tais como Alexander Tchaikovsky, Pavel Karmanov, Kuzma Bodrov, Nikita Mndoyants e Anton Prischepa, têm confiado plenamente na musicista para estrear suas obras. Em 2003, ela se tornou membro da Orquestra Sinfônica Novaya Rossiya, dirigida por Yury Bashmet.
Luiz Gustavo Carvalho, apontado pelo Le Monde de la Musique (2004) como um dos pianistas mais promissores de sua geração, venceu o II Concurso Nelson Freire no Rio de Janeiro, em 2004. É fundador e diretor artístico do Festival Artes Vertentes, em Tiradentes e, desde 2012, integra a direção artística do Zeitkunst Festival, em Berlim.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da UFMG)