Debate sobre a obra de Ovídio encerra ciclo 'Mitologia greco-romana no cinema'
Inspirado no pensamento do poeta romano Ovídio, o ciclo Mitologia greco-romana no cinema encerra suas atividades neste semestre com um debate no sábado, 10 de abril de 2021, a partir das 17h, sobre as Cinemetamorfoses ovidianas. Entre os filmes que servirão de referência para as discussões, estão Cinzas de Deus, produção brasileira dirigida por André Semenza, e Orfeu negro, do francês Marcel Camus, vencedor do Oscar de 1960 na categoria de melhor filme estrangeiro. Veja a filmografia recomendada.
A atividade é promovida pelo Departamento de Filosofia da UFMG em parceria com o Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Instituto de Letras e Linguística da UFU.
No âmbito da literatura, a obra que será discutida no encerramento do ciclo é Ovid on screen, de Martin Winkler, especialista de relevância nos estudos sobre os clássicos no cinema. A mesa-redonda reunirá a professora Sandra Bianchet, da Fale, que desenvolveu seu estágio de pós-doutorado sob supervisão de Winkler, Júlia Avellar, que estudou obras de Ovídio em seu mestrado e doutorado, e Rodrigo Gonçalves, mediador do debate, que será transmitido pela plataforma Zoom. Os interessados devem se inscrever até sexta-feira, 9 de abril, por meio de preenchimento de formulário eletrônico.
Durante as atividades realizadas desde janeiro, cerca de 200 pessoas se encontraram para assistir, debater e analisar temas da cultura greco-romana retratados em diversos períodos e gêneros. Foram convidados 28 palestrantes, que em sua maioria assinam artigos no livro Mito em movimento: recepção da antiguidade greco-romana no cinema, que será publicado pela Editora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).