Político-administrativo

Em formato virtual, Marcha pela Ciência mobiliza comunidade acadêmica nesta quinta

Com o isolamento social imposto pela Covid-19, a edição 2020 da marcha nacional pela ciência, organizada anualmente pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrerá remotamente nesta quinta-feira, 7 de maio de 2020, por meio de seminários, debates e tuitaços nas redes sociais, sob o tema Pacto pela vida. A programação poderá ser acompanhada pelas redes sociais da SBPC e da UFMG.

A população poderá se mobilizar virtualmente, participando dos painéis on-line, compartilhando os eventos, notícias e chamadas sobre a Marcha pela Ciência em suas próprias redes sociais e ainda nos tuitaços programados para as 12h e 18h, com as hashtags #paCtopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência.

O tema da marcha virtual é inspirado no documento Pacto pela vida e pelo Brasil, publicado no dia 7 de abril. Formulado pela SBPC, CNBB, OAB, Comissão Arns, ABC e ABI, o texto recebeu o apoio de mais de uma centena de instituições e associações e pede a união de toda a sociedade, solidariedade e conduta ética e transparente do governo, tomando por base as orientações da ciência e dos organismos nacionais e internacionais de saúde pública no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Programação
programação nacional contará com a participação do professor da Faculdade de Medicina Unaí Tupinambás, que será um dos debatedores do painel sobre o enfrentamento da Covid-19 no Brasil, das 10h30 às 12h, e do professor Eduardo Mortimer, no show de encerramento, às 18h30. O segundo painel nacional será às 15h, sobre Ciência e tecnologia no Brasil: sucessos e desafios. Os três eventos serão transmitidos pelo canal da SBPC no YouTube.

A agenda local, que terá transmissão pelo YouTube da marcha regional (o link estará disponível no horário de início do evento), será aberta às 8h10, com a mesa sobre divulgação científica em tempos de pandemia, que reunirá os professores da UFMG Débora d’Ávila Reis, diretora de Divulgação Científica, Yurij Castelfranchi, da força-tarefa Amerek, Valéria Raymundo, do Departamento de Comunicação e do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil, além de Leonardo Gabriel, do Cefet-MG. Às 9h, o debate será sobre o enfrentamento da pandemia pelas instituições.

Às 12h30, após o primeiro painel nacional e o tuitaço, pesquisadores da UFMG participarão de programação organizada pela Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG).

UFMG mobilizada
Na parte da tarde, a programação regional segue com o webinar Fique em casa com a ciência e com a UFMG: mobilizações da Universidade para o enfrentamento da Covid-19, a partir das 13h30. O debate reunirá a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a professora Cristina Alvim, presidente  do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus na UFMG, o diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Hugo Gama Cerqueira, e o professor Flávio Fonseca, pesquisador do Laboratório de Vírus do ICB e do CT Vacinas. O webinar será transmitido pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários no YouTube, e o link ficará disponível no horário de início do evento. 

Direitos humanos na pandemia, a partir das 16h30, e a ciência no Parlamento (com participação de reitores e parlamentares), a partir das 17h, são os temas das conversas que encerrarão a programação local.

Leia mais sobre o evento em matéria publicada no Portal UFMG.

Descrição Imagem
Pesquisadores reunidos na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, em edição anterior da marcha pela ciência Pedro Cabral