Exposição de croquis sobre Belo Horizonte
Está aberta à visitação pública exposição reunindo cerca de 60 desenhos de ambientes internos e externos de Belo Horizonte. A mostra acontece no mezanino da Escola de Arquiteura da UFMG, no período de 21 a 28 de outubro.
Os croquis foram produzidos por 20 estudantes de cursos de graduação da UFMG, após dois meses exercitando o desenho a mão livre em parques e praças de Belo Horizonte, dentro da disciplina 'Desenho e criatividade: oficina de croquis'. As aulas práticas aconteceram nas praças da Liberdade, Milton Campos, Rui Barbosa e parque Amílcar Vianna, entre outros pontos da cidade.
A disciplina é integrante da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos, realizada pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG.
Técnica
Segundo o professor Alexandre Monteiro de Menezes, o maior aprendizado que cada um deles levará para sua respectiva área do conhecimento é saber colocar as técnicas e princípios do desenho - como perspectiva, observação e outros -, à serviço da imaginação e da criatividade.
“Mais do que praticar a habilidade manual, o objetivo foi desenvolver uma sensibilidade para representar o que se vê. O foco está no processo de aprender a ver a cidade em que moramos de outra maneira”, explica o professor do Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura da UFMG.
(Fonte: DAC UFMG)