Faculdade de Direito sedia, em novembro, encontro sobre promoção da cidadania financeira no Brasil
O Instituto Propague, com o apoio do Banco Central do Brasil, promoverá em novembro a primeira edição do Seminário Propague de cidadania financeira, que, unindo academia e autoridades, visa propagar debates e pesquisas científicas orientados pelo atendimento às necessidades dos usuários de serviços financeiros. A ação é decorrente das atividades desenvolvidas pela equipe do projeto de pesquisa Sistema Financeiro Nacional: negócios e regulação (SFNR), coordenado pela professora Rúbia Carneiro Neves, da Faculdade de Direito.
No dia 13 de novembro, quinta-feira, das 9h às 18h, a Faculdade de Direito abrigará cinco painéis temáticos acerca das quatro dimensões da cidadania financeira: educação, inclusão, proteção e participação. Cada painel contará com a presença de convidados provenientes da academia, da Procuradoria-Geral do Banco Central (PGBC) e membros do Conselho Científico do Instituto Propague. As atividades terão lugar no Auditório Maximum Alberto Deodato.
Serão ofertadas 500 vagas, destinadas a profissionais de todas as áreas que tenham interesse em cidadania financeira, inclusão financeira e crédito digital. As inscrições podem ser feitas por meio da página oficial do evento.
Programação
9h: Credenciamento e café de boas-vindas
10h: Abertura
10h30: 1º painel – A oferta do crédito digital em benefício do cidadão
Debate dos resultados de análises conduzidas pelo Departamento de Promoção da Cidadania Financeira (Depef) do Banco Central sobre os hábitos de consumo e uso do crédito pelos cidadãos.
11h30: 2º painel – Serviços de pagamento como motor da inclusão financeira
Divulgação dos resultados da pesquisa O papel das instituições de pagamento na inclusão financeira conduzida pela Professora Rubia Carneiro Neves
12h30: Almoço
14h30: 3º painel – O potencial do Pix para acesso ao crédito por micro e pequenas empresas
Análise do potencial do Pix em Garantia como instrumento de empoderamento de MPEs na busca por melhores condições de crédito
15h20: 4° painel – Melhores práticas de segurança no uso de serviços financeiros
Reflexões sobre a função das instituições e da participação ativa dos cidadãos para combate a fraudes e golpes
16h10: 5º painel – Medidas para maior acesso aos vales refeição e alimentação em prol dos trabalhadores
Exame dos benefícios que podem ser alcançados com a implementação da interoperabilidade em arranjos de pagamento integrantes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)
17h: Encerramento
Instituto Propague
O Instituto Propague é uma iniciativa da Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (Abipag) que visa promover o debate e a pesquisa em favor da cidadania financeira no Brasil. O projeto desenvolve pesquisas relacionadas aos sistemas financeiro e de pagamentos no Brasil em benefício do desenvolvimento econômico e social, a partir da contribuição científica destinada à estabilidade financeira, à inovação, à concorrência e à cidadania financeira.
O instituto possui acordos de cooperação com diversas entidades com atuação no tema, incluindo o Banco Central do Brasil (BCB) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead).