'Fake News: o poder da mentira bem contada' é o tema de nova edição de UFMG Talks
Apresentadas sob forma de notícias, informações tendenciosas se espalham em velocidade cada vez maior pelas redes sociais e já interferem no cenário político, na saúde pública e até mesmo na credibilidade das pesquisas científicas. São as chamadas fake news, termo eleito a expressão do ano em 2017, devido ao súbito aumento da sua utilização.
Para discutir esse tema, a nova edição do UFMG Talks, que acontece em 9 de outubro, às 18h, vai conversar com os professores Fabrício Benevenuto, da Computação, e Geane Alzamora, da Comunicação. Ao abordar as pesquisas desenvolvidas na UFMG, eles discutirão quais as melhores práticas e estratégias devem ser adotadas para enfrentar este problema e distinguir informações falsas de conteúdos confiáveis.
O UFMG Talks tem entrada gratuita e os ingressos são distribuídos na bilheteria do CCBB no dia do evento, a partir das 18h, sujeito à lotação. Após uma breve apresentação de cada professor, o encontro abre o debate para o público, que participa enviando perguntas pelo WhatsApp. (Continua...)
Os convidados
Fabrício Benevenuto é professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, Fabrício Benevenuto desenvolve projetos de medição e modelagem do comportamento de usuários nas redes sociais on-line. Cursou graduação (2004), mestrado (2006) e doutorado (2010) em ciência da computação na UFMG. Em 2011, recebeu o prêmio Capes de Teses. Participa de importantes eventos relacionados à web, como as conferências WWW, Sigir, KDD, WSDM e ICWSM.
Foi pesquisador visitante no HP Research Labs em Palo Alto, nos Estados Unidos, e no Instituto Max Planck, na Alemanha, onde recebeu bolsa da Humboldt Foundation.
Geane Alzamora é professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG, e atua nas áreas de semiótica e teorias do jornalismo, com foco na dinâmica transmídia, na rede intermídia e no jornalismo multiplataforma. Graduou-se em comunicação social com habilitação em jornalismo pela PUC Minas (1990) e cursou mestrado (1996) e doutorado (2005) em comunicação e semiótica na PUC-SP..
Fez estágio doutoral (2003-2004) na Universität Kassel, na Alemanha, e cursou o pós-doutorado (2014-2015) na Universitat Pompeu Fabra, na Espanha. É integrante do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon), vinculado ao Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM) da UFMG.
(Fonte: Assessoria de Comunicação de UFMG Talks)