I Encontro de Saxofonistas da UFMG
De 27 a 30 de agosto de 2019, o Conservatório UFMG sedia a programação do I Encontro de Saxofonistas da UFMG, que apresenta recitais de saxofone com artistas nacionais e internacionais. As apresentações têm entrada gratuita (sujeita à capacidade do espaço).
No dia 27 de agosto, às 19h30, o professor Jesiel Pinheiro, bacharel em saxofone pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e o Duo Rosa-Camisassa, formado pelo saxofonista Paulo Rosa e pelo pianista Davi Camisassa, abrem a programação com obras de Bach, Yoshimatsu, Sibelius e outros importantes compositores.
No dia seguinte, 28 de agosto, às 12h30, o Conservatório se torna palco para o Quarteto 5 Oitavas, composto pelos saxofonistas mineiros Ronan Ramos (sax barítono), Luiz Antônio (sax tenor), Bruno Jorge (sax alto) e Paulo Eduardo (sax soprano). O repertório transita entre música de concerto, música popular e temas de filmes e jogos.
Já na quinta-feira, 29 de agosto, às 19h30, é a vez do saxofonista Carlos Ordóñez, natural de Leganés (Madrid), que se apresenta ao lado do Grupo de Saxofones da UFMG. Atualmente, Ordóñes reside em Bordeaux (França), onde se especializa em música contemporânea e música de câmara.
Encerrando a programação, às 19h30 do dia 30 de agosto, o músico Carlos Gontijo apresenta, também junto ao Grupo de Saxofones da UFMG, concerto com canções de Domenico Cimarosa, Luciano Berio e Heitor Villa-Lobos. Gontijo é doutorando em Execução Musical (saxofone) pela Federal da Bahia (UFBA), onde dedica-se à pesquisa sobre o saxofone erudito no Brasil.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da UFMG)