Impactos e contribuições da psicologia ambiental na agricultura urbana são tema de encontro on-line
O ciclo aberto de encontros da disciplina Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos (Aesap) apresenta nesta quinta-feira, 19 de junho, às 19h, uma síntese da experiência e da discussão do uso de tecnologias sociais do projeto de hortas urbanas realizado na região metropolitana de São Paulo pela Associação Global de Desenvolvimento Sustentado (AGDS), que completa 40 anos de atividades. O psicólogo ambiental Nelson Pedroso será o palestrante da atividade, que será realizada na plataforma Microsoft Teams.
O professor Eduardo Coutinho de Paula, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Desa/UFMG) da Escola de Engenharia, participará como moderador. Os comentários ficarão a cargo do diretor do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, Hélder dos Anjos Augusto. Ouvintes estreantes no ciclo deverão preencher formulário eletrônico para registro e acesso ao link da transmissão.
O palestrante
Nelson Pedroso é psicólogo ambiental e mestre em educação pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). É presidente e coordenador de projetos da AGDS, responsável pelo Programa de Hortas Urbanas desde 1984. Também implantou o viveiro de produção de essências da Mata Atlântica, realizou diversos projetos de reflorestamento no Grande ABC paulista, foi membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e de diversas comissões de atuação socioambiental. É membro, ainda, do Comitê Consultivo de Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo.
Ciclo Aesap
O ciclo aberto é um projeto de extensão da UFMG, realizado pelo Desa e por instituições parceiras, que surgiu no âmbito da disciplina Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos, do Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O objetivo é oferecer ao público externo encontros gratuitos sobre questões ambientais e de sustentabilidade.