Importância do registro e da documentação da língua de sinais pauta debate on-line promovido pela Fale
O curso de graduação em Letras-Libras e o Núcleo de Libras da Faculdade de Letras (Fale) promovem a mesa redonda on-line Corpus de Libras: estudos linguísticos. O evento, que compõe a programação do Abralin ao vivo: Linguists Online, será realizado nesta quarta, 27 de maio de 2020, às 19h.
O debate contará com a presença do professor Guilherme Lourenço, da Faculdade de Letras, e será mediado por Jair Barbosa da Silva, docente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Também participarão da atividade as pesquisadoras Ronice Müller de Quadros e Miriam Royer, ambas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Os especialistas discutirão a importância da documentação e o registro da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Brasil e suas contribuições para as iniciativas de descrição e análise linguística do idioma. Os interessados devem acessar o site da Abralin.
Os convidados
Guilherme Lourenço é doutor em Linguística Teórica e Descritiva pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFMG, na qual também obteve o título de mestre e licenciamento em letras e inglês. Tem experiência nas áreas de linguística de línguas de sinais e de tradução e interpretação de Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: Morfossintaxe de Línguas de Sinais e formação de tradutores e intérpretes de Libras.
Em seus estudos, Ronice trata especialmente da aquisição e do bilinguismo bimodal da Libras. É mestre e doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pós-doutora pela Universidade de Harvard. Coordena o Grupo de Pesquisa Corpus de Libras na UFSC.
Mirian é estudante de doutorado de Linguística na UFSC, formada em Letras Libras e mestra em linguística. É pesquisadora do Projeto de Pesquisa Inventário Nacional de Libras e integra o Corpus de Libras.
O evento organizado pela Associação Brasileira de Linguística (Abralin) tem o objetivo de franquear o acesso, de forma gratuita, a estudantes, pesquisadores e demais interessados em diferentes aspectos da investigação em linguística, com discussões e apresentações sobre diversos temas relacionados ao estudo da linguagem humana.
A programação prossegue até 26 de junho, com agenda diária de conferências e mesas-redondas com importantes referências nacionais e internacionais no campo da Linguística.
A programação do evento está disponível neste link.