Linguista Mário Perini aborda ensino e aprendizagem da gramática em aula magna
O linguista Mário Perini abre aula magna da Letras, com o tema 'Sobre ensinar e aprender gramática: uma visão radical'. O evento, organizado pela equipe do Letras Debate, começa às 10h, do dia 30 de março de 2019, no Auditório da Reitoria da UFMG. As inscrições devem ser feitas neste link.
Haverá entrega de certificado apenas para os participantes que assinarem a lista de presença até às 10h30 e assistirem a palestra até o encerramento. Os ouvintes que se atenderem aos pré-requisitos podem solicitar, em até cinco dias úteis, os certificados na página do Letras Debate por meio do cadastramento do CPF.
Sobre o convidado
Mário Alberto Perini é professor emérito da UFMG desde 2018. Atua, como professor voluntário da Faculdade de Letras (Fale), na subárea de Teoria e Análise Lingüística, com ênfase em português brasileiro falado, sintaxe, ensino de português e estudos do léxico, além de trabalhar com valências verbais e classificação de palavras.
Graduou-se, em 1967, na habilitação Português Latim. Doutorou-se em Linguística pela University of Texas, em 1974. Lecionou na UFMG em 1968, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1978, nas universidades de Illinois e Mississipi em 1999 e 2001 e, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em 2003.
No ano de 2010, recebeu a Medalha Isidoro de Sevilha de Destaque em Linguística e Filologia, concedida pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. Em 1996, recebeu o Prêmio Fundep, que agracia, desde sua criação em 1986, professores e pesquisadores da UFMG que, no exercício de suas atividades acadêmicas, realizaram trabalhos geradores de avanço no desenvolvimento das ciências, das letras e das artes.
Dentre suas obras, estão A Gramática Gerativa: Introdução ao Estudo da Sintaxe Portuguesa, Princípios de linguística descritiva , Estudos de gramática descritiva: as valências verbais, A gramática do português brasileiro e A língua do Brasil amanhã e outros mistérios.
(Fonte: Assessoria de Comunicação da Fale)