Oficina sobre Astronomia da Bandeira, no Espaço do Conhecimento
O feriado da Proclamação da República celebra um episódio importante para a história brasileira. Em 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, o marechal Deodoro da Fonseca destituía o imperador e tornava o país republicano. Hoje, a data é feriado nacional, e o Espaço do Conhecimento UFMG aproveita para mostrar como a bandeira oficial do Brasil, adotada pelo novo regime, teve forte influência da Astronomia.
Para mostrar como o céu inspirou os criadores do lábaro estrelado, na quinta-feira, 15 de novembro, às 14h, o museu realiza a atividade Astronomia da Bandeira, que mostra sua relação com os elementos celestes.
As estrelas da bandeira nacional refletem o céu visto do Rio de Janeiro no dia da proclamação. Cada uma delas representa as unidades federativas: os 26 estados e o Distrito Federal. Na oficina, essa história é retomada, trazendo curiosidades sobre a concepção da bandeira.
A classificação indicativa é livre. A participação é gratuita, mas é necessário retirar uma senha na recepção.
Conhecendo o mundo
Também no feriado, o Espaço responde a perguntas de crianças na atividade infantil O Planeta e Seus Habitantes, que ocorre às 15h. O percurso fala sobre o surgimento do Universo e da Terra, passando pelas transformações que o mundo sofreu nesses bilhões de anos. Indicada para crianças de 4 a 10 anos, a oficina tem participação gratuita, mas também é preciso retirar uma senha na recepção do museu.
(Fonte: Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento)