Professores debatem cenário e políticas sobre a escola pública brasileira
O cenário da educação pública e a luta por direitos no Brasil será tema de live promovida pelo Pensar a Educação, Pensar o Brasil, nesta quarta-feira, 27 de maio de 2020, a partir das 17h, no YouTube do Projeto. O assunto será debatido pelo pesquisador Luiz Carlos Freitas, professor aposentado da Faculdade de Educação da Unicamp e titular do blog Avaliação Educacional, e Heleno Manoel Gomes Araújo Filho, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
A discussão vai observar o cenário da educação pública do país, as políticas públicas e as lutas na defesa do acesso a uma educação universal e de qualidade. A mediação será feita por Luciano Mendes e Vanessa Macêdo, integrantes do Pensar a Educação, Pensar o Brasil. O evento faz parte do Pensar ao Vivo, que recebe, semanalmente, especialistas e interessados em discutir a educação do país.
Luiz Carlos de Freitas é formado em Pedagogia e mestre em Educação e doutor em Ciências (Psicologia Experimental). É professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Seu blog Avaliação Educacional publica notícias e reflexões acerca da avaliação educacional, de políticas públicas, contra a destruição do sistema público de educação e contra a desmoralização dos professores.
Heleno Manoel Gomes Araújo Filho possui graduação em Ciências Físicas e Biológicas pelo Fundação de Ensino Superior de Olinda. É professor da redeestadual de educação de Pernambuco e da rede municipal de Educação de Paulista. Coordena o Fórum Nacional Popular De Educação e é conselheiro da Internacional da Educação para a América Latina, além de ser membro do Fórum Permanente de Formação Docente.
O projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil articula ações de ensino, pesquisa e extensão em universidades públicas brasileiras, na busca de alternativas para se refletir sobre os rumos do Brasil com base na discussão de um dos grandes desafios do nosso tempo: a educação pública. Com início em 2007, é desenvolvido por professores e alunos da Faculdade de Educação, do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e de outras unidades da UFMG.