Programação de outubro das conferências da Cátedra Unesco
Os aprendizados e a perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS) após a pandemia serão abordados na palestra que abre a programação de outubro da Cátedra Unesco - territorialidades e humanidade: a globalização das luzes. A análise será feita pela professora Alzira de Oliveira Jorge nesta quinta-feira, 1º de outubro de 2020, a partir das 14h, com transmissão pelo canal da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG no YouTube.
O segundo encontro está marcado para o dia 16, às 15h, quando o professor Luciano Mendes Faria Filho, da Faculdade de Educação da UFMG, falará sobre Educação contemporânea, o ocaso das Luzes?.
A professora Luciana Villas Bôas, da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), abordará, no dia 22 de outubro, às 15h, o tema Utopias letradas: o novo mundo e o pensamento político no início da Era Moderna. Por fim, no dia 29 de outubro, às 19h, Silvia Liebel, da Fafich, falará sobre Quem merece ser esclarecido? Duas visões das Luzes no século XVIII.
Caráter transdisciplinar
Instituída na UFMG desde 5 setembro de 2019, a Cátedra tem caráter transdisciplinar, abrangendo as ciências humanas e letras em diálogo com as ciências exatas e naturais. Ela é responsável por promover o desenvolvimento de pesquisas e atividades de ensino, no âmbito da graduação, pós-graduação e extensão, em colaboração e intercâmbio com outras cátedras Unesco na área das Humanidades.
A programação de conferências segue até janeiro de 2021.