Quarta, às 10h: ciclo debaterá integralização da extensão nos currículos de graduação
Com o objetivo de contribuir para o processo de integralização da extensão nos currículos dos cursos da graduação, será aberto na quarta-feira, 4 de novembro de 2020, às 10h, o Ciclo de Debates Proex-Prograd. Serão cinco encontros on-line promovidos até janeiro de 2021 divididos por área do conhecimento e linhas temáticas, que terão como convidados representantes das Instituições Federais de Ensino (Ifes).
A palestra inaugural será ministrada pela professora Olgamir Amancia, decana de Extensão da Universidade de Brasília (UnB). Ela vai conversar sobre Por que integralizar a extensão nos currículos de graduação? A convidada também é coordenadora do Colégio de Extensão (Coex) da Andifes e vice-presidente do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex).
O evento, aberto a todos os interessados na temática, será transmitido no canal da Proex no YouTube. O debate será aberto pelas pró-reitoras Claudia Mayorga (Extensão) e Benigna Oliveira (Graduação) e moderado pela professora Vanessa de Almeida Guerra, que preside a comissão responsável pelo acompanhamento e implementação da integralização da formação em extensão na UFMG.
Desafios comuns
O público poderá interagir com a palestrante, formular perguntas e esclarecer dúvidas. De acordo com Vanessa Guerra, que também é diretora de Fomento e Avaliação da Extensão (Dafe/Proex), o objetivo do ciclo é contribuir com docentes, coordenadores, membros de colegiados, discentes, técnicos da UFMG e de outras instituições de ensino que atualmente trabalham na reformulação de seus projetos político-pedagógicos para cumprir a exigência mínima de atividades de extensão na estrutura curricular da graduação.
“É fundamental ampliarmos os canais de diálogo, conhecer as ações em andamento e experiências diversas relacionadas aos desafios comuns relacionados à consolidação da integralização da formação em extensão no âmbito da UFMG e nas demais Ifes”, ressalta Vanessa.
Acompanhamento
A comissão da UFMG responsável pela condução das ações é composta de servidores docentes e técnico-administrativos das pró-reitorias de Extensão e de Graduação. Ela foi instituída em dezembro de 2019, por meio de portaria conjunta. Porém, antes disso, o grupo de trabalho já vinha se dedicando à elaboração de estudos, levantamentos e diretrizes e à promoção de encontros e discussões periódicas com a comunidade acadêmica.
Durante a pandemia, os trabalhos da comissão foram realizados a distância, com reuniões com os colegiados de graduação e centros de extensão das unidades acadêmicas, além de produção de material informativo com as principais dúvidas da comunidade universitária.
Regulamentação
A Resolução 07/18, do Conselho Nacional de Educação (CNE), fixou um percentual mínimo de 10% da carga horária curricular dos cursos de graduação para atividades de extensão universitária. Na UFMG, as mudanças foram regulamentadas pela Resolução 10/2019, aprovada em outubro do ano passado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Na época, a normatização foi tema de reportagem publicada no Boletim UFMG.
(Com Assessoria de Comunicação da Proex)