Quarta, às 10h: Dawisson Lopes, da Ciência Política, aborda multilateralismo em evento internacional
O professor Dawisson Belém Lopes, do Departamento de Ciência Política da Fafich e diretor-adjunto de Relações Internacionais da UFMG, participa nesta quarta, 16, de encontro internacional sobre a reorientação da política multilateral em uma perspectiva europeia. Ele vai comentar as exposições de Zaki Laïdi, professor da Sorbonne e conselheiro sênior da União Europeia nas áreas de negócios estrangeiros e política de segurança, e Roland Freudenstein, diretor de Políticas do Wilfried Martens Centre for European Studies.
O evento, que terá início às 10h e será mediado pela professora Maria Regina Soares Lima, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj, é promovido pela Fundação Konrad Adenauer (KAS) e pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri). As inscrições devem ser feitas na Plataforma Zoom (https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_nTL9NFxoS8OLlW_ePXAALg?fbclid=IwAR0hOwXlZ2UkDCKVBDKQuhtTBr_Ecmk1CFo5OQK4QkmR_LsXI_WEW9LxRR0)
Professor de Política Internacional e Comparada e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência Política, Dawisson Lopes é pesquisador sênior no Cebri. Graduado em relações Internacionais pela PUC Minas, mestre (UFMG) e doutor (Uerj) em Ciência Política, foi pesquisador visitante do German Institute of Global and Area Studies, na Alemanha, professor visitante da Université Catholique de Louvain, na Bélgica, e Raisina Young Fellow da Observer Research Foundation (Índia, 2017). Concentra seus estudos nas áreas de análise de política externa e instituições internacionais. Também atua como parecerista de revistas acadêmicas, editoras universitárias e agências de fomento à pesquisa, no Brasil e no exterior. Publicou quatro livros e proferiu palestras a convite dos governos de Canadá, Estados Unidos, Índia, Portugal, Uruguai e Brasil. Recebeu da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) o prêmio Olavo Brasil de Lima Jr. pelo segundo melhor artigo em Ciência Política publicado no biênio 2016-2018.