Sábado, às 15h: Espaço do Conhecimento promove oficina de pintura de fósseis para autistas
O Espaço do Conhecimento realiza, neste sábado, dia 13 de setembro, a oficina Ciência em mãos: pintando fósseis, voltada para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de todas as idades. A atividade, que faz parte da programação do museu no Setembro da Inclusão, faz uso da pintura como ferramenta para explorar e representar réplicas de fósseis, de modo a unir a arte à ciência de forma lúdica. As produções poderão ser levadas para casa após o término da atividade, que tem início previsto para 15h.
Em um primeiro momento, os participantes serão conduzidos por educadores do museu por meio de um bate-papo sobre noções básicas da paleontologia com o objetivo de compartilhar os processos da formação geológica do Planeta e os seres vivos que compunham a biodiversidade no passado. Em sequência, um conjunto de réplicas de fósseis produzidas em gesso – pertencentes ao acervo paleontológico do Instituto de Geociências (IGC) – serão distribuídas ao público para serem pintadas de forma acessível e sensorial.
Trilobitas, mesosaurus, dentes-de-sabre e samambaias são algumas das peças que darão vazão a uma expressão criativa que se combina ao aprendizado científico. Com duração estimada de 1h, a oficina disponibiliza 15 vagas, preenchidas mediante ordem de chegada, e os ingressos, individuais e gratuitos, devem ser retirados na recepção do museu a partir das 13h. Crianças pequenas devem estar acompanhadas dos responsáveis.