Série Palco Livre: recitais transitam entre o erudito e o popular
O Conservatório UFMG abriga nesta terça-feira, 27 de maio, a partir das 19h30, os concertos Melodias etéreas, com Duo Clair de Lune, e De um castelo ao choro, com o Trio Clari Pia Voz. Ambos ocorrem no âmbito do projeto Palco Livre, que promove apresentações de grupos musicais selecionados por edital.
Melodias etéreas, com o Duo Clair de Lune, composto pela soprano Chervona e pelo pianista Rafael Oliveira, imprimem uma atmosfera poética, etérea, intimista e, ao mesmo tempo, cênica no concerto. No formato voz e piano, exploram a expressividade proposta em cada obra, atentando-se, em suas interpretações, às entrelinhas de cada uma, transcendendo o viés meramente técnico e sonoro.
Por meio de obras que atravessam gerações, a dupla dedica-se ao estudo e à interpretação de compositores de diversas épocas, tais como Bizet, Debussy, Schubert, Heitor Villa-Lobos, Manuel de Falla, Reynaldo Hahn e Mauro Chantal.
Formado, em Belo Horizonte, em 2024, sob a orientação dos professores Mauro Chantal e Myrian Albin, o dueto estreou em janeiro de 2025, quando se apresentou no recital de Música de Câmara da classe da professora Myrian Albin, no auditório da Escola de Música da UFMG. Um dos principais objetivos do duo é difundir a música de concerto, principalmente a brasileira.
Do erudito ao popular
Transitando entre o erudito e o popular, o Trio Clari Pia Voz, composto por Leonardo Rosa (clarinete), Iná Duarte (voz) e Evan Megaro (piano), cria interpretações que dialogam com diferentes estilos e épocas no concerto De um castelo ao choro.
Com repertório diversificado, o recital contempla composições de Franz Schubert, Carlos Gomes, Edmundo Villani-Côrtes, Kees Schoonenbeek e Heitor Villa-Lobos. Cada peça, cuidadosamente selecionada, busca a valorização da expressividade dos instrumentos e a profundidade da expressão vocal, em um espetáculo cativante e surpreendente.
O evento é gratuito e sujeito à lotação em função da capacidade do espaço.
