'Sextou' no 54º Festival: visita guiada a exposições, lançamento de revista e show de samba são os destaques do dia
Nesta sexta-feira, 22 de julho de 2022, o público do Centro Cultural UFMG poderá participar, a partir das 17h30, de visitas guiadas pelas quatro exposições em cartaz no espaço: Poematéria, de João Diniz, Colônia, de Clébio Maduro, Sobrevir, dos formandos do curso de Artes Visuais da UFMG, e Escultura no Centro, de Capra Maia. A dinâmica de visitação será conduzida pelos artistas que assinam cada mostra. A atividade é uma das atrações do penúltimo dia do 54º Festival de Inverno UFMG. Em entrevista à TV UFMG, o diretor do Centro Cultural, Fabrício Fernandino, faz um panorama das mostras.
A primeira combina escrita e arquitetura, por meio de objetos "experienciáveis" e textos que se amparam em suportes não convencionais. A segunda, Colônia, expõe xilogravuras inspiradas no manicômio do município mineiro de Barbacena. Sobrevir reflete a vivência dos estudantes no período de isolamento social, com obras em diversos formatos e suportes. Esculturas no Centro, por fim, destaca trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais, com habilitação em Escultura. Atualmente, está em exposição o objeto têxtil tridimensional Rough, inspirado em indumentária renascentista, da artista Capra Maia.
Às 20h, no hall superior, ocorre o lançamento da quinta edição da Revista Guaicurus, publicação que estimula reflexões sobre diversidade e liberdade nos campos da cultura e da arte. O evento recebe, em mesa-redonda, os editores Fabrício Fernandino e Leda Maria Martins, os representantes do Conselho Editorial Sonia Queiroz e Lucia Pimentel e os autores Anderson Feliciano e Soraya Martins. Oitenta exemplares serão distribuídos durante o lançamento. Uma vitrine ficará em exposição com exemplares de edições anteriores da publicação.
Na sequência, a Velha Guarda do Samba de BH se apresenta no pátio, com capacidade para 100 pessoas. O grupo, oriundo da Associação da Velha Guarda da Faculdade do Samba de Belo Horizonte, trabalha na defesa do samba como patrimônio imaterial da cidade.
As atividades têm entrada gratuita e são abertas ao público. A programação do Festival de Inverno está disponível no site do evento. O uso de máscaras é obrigatório, e a entrada se dará por ordem de chegada.