Evento acadêmico

‘UFMG noturna’ recebe tradutora e diretora da peça 'Mesmerized/Retrato de Augustine'

Ver cartaz do evento >

Maria Brígida Miranda, professora do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), falará amanhã (sexta, 4 de outubro), no projeto de extensão UFMG noturna. Ela lançou neste ano a edição bilíngue da peça Mesmerized (1991), intitulada no Brasil Retrato de Augustine, que dirigiu em 2010, com apoio do com o prêmio Funarte Myriam Muniz. A palestra, com início às 19h, será na sala C415 do CAD2, no campus Pampulha.

Em 'Retrato de Augustine' ('Mesmerized') – Aristóteles e Brecht em diálogo, Brígida vai tratar do processo de estudo e encenação da peça, de autoria de Peta Tait e Matra Robertson. Baseada em eventos e personalidades históricas, a obra dramatiza o caso da paciente Louise Augustine Gleizes, cuja histeria foi tratada pelo médico Jean-Martin Charcot (1825–1893), em Paris. A trama se passa no famoso hospital parisiense La Salpêtrière, onde quatro mil pacientes mulheres foram diagnosticadas como histéricas. Augustine capturou a atenção de Charcot, pai da neurologia e professor de Sigmund Freud, e se tornou sua "modelo" para aulas públicas naquela instituição, onde Charcot passou a utilizar hipnose e fotografia em suas pesquisas.

Brígida Miranda é professora da Udesc desde 2004, nas áreas de interpretação e direção teatral, com ênfase em arte e gênero, teatro feminista, sistemas de treinamento de atores, práticas marciais e meditativas para atores. Ela é editora da Revista de Estudos em Artes Cênicas Urdimento, do Programa de Pós-graduação em Teatro da Udesc.

Entre seus trabalhos como atriz, diretora e professora, destaca-se o livro Playful training: Towards capoeira in the physical training of actors (Lambert Academic Publisher, 2010), fruto de sua tese de doutorado na Universidade de La Trobe (Austrália), sob orientação de Peta Tait. Brígida fez o mestrado na Universidade de Exeter (Reino Unido) e graduação na Universidade de Brasília, ambos em artes cênicas.

UFMG noturna é um projeto de extensão direcionado às disciplinas História da Filosofia Antiga I e II, mas aberto ao público geral. As atividades mensais gratuitas propiciam diálogo interdisciplinar entre a Filosofia e áreas como Letras, Arqueologia, Teatro e História, com participação de professores  da UFMG e eventualmente de outras universidades do Brasil e do exterior. Nas palestras presenciais, não é necessário que o público externo faça inscrição prévia, basta assinar a lista de presença para receber certificado de participação. 

Descrição Imagem
Augustine foi paciente modelo do neurologista Jean-Martin Charcot Imagem: Arquivo Hospital da Salpetrière

Ficha técnica

Serviço

3 a 4 de outubro de 2024

CAD2, sala 245C

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

Campus Pampulha