[SUSPENSO] UFMG Soccer Science debate formação de atletas de futebol de base
O UFMG Soccer Science, evento que debaterá a formação de atletas de futebol da base, recebe inscrições até o dia 28 de maio de 2020 (terceiro lote). O congresso e os minicursos, promovidos por professores do Departamento de Esportes da UFMG, serão realizados de 4 a 6 de junho.
A segunda edição do congresso contará com a presença de vários professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros das principais universidades do país que estudam essa temática. Também foram convidados diversos profissionais do futebol, como treinadores, preparadores físicos, fisiologistas, analistas de desempenho, gestores, especialistas em recuperação e performance que trabalham diretamente nas categorias de base e profissional dos principais clubes brasileiros.
Os convidados vão apresentar e debater com o público suas novas descobertas no campo científico e trazer informações inéditas nas suas áreas de expertise.
Minicursos
Uma novidade é o lançamento de minicursos nas áreas de fisiologia do exercício, gestão esportiva, treinamento técnico-tático e futebol feminino. Cada minicurso, com carga horária de quatro horas, será realizado no segundo e terceiro dias do evento (sexta e sábado) e em horários simultâneos, mas diferentes do congresso.
No campo científico, serão apresentados pôsteres e relatos de experiências de trabalhos na área do futebol e uma premiação especial aos melhores trabalhos apresentados no congresso. Jovens pesquisadores que desenvolvem estudos relevantes para o desenvolvimento do futebol também serão prestigiados. O objetivo é dar visibilidade a esses novos cientistas do futebol e auxiliá-los na divulgação dos seus estudos.
Submissão de trabalhos
Interessados em apresentar trabalhos têm até 16 de março de 2020 para enviar os resumos das propostas, aceitos para apresentação em formato de pôster, que contemplem as seguintes áreas relacionadas ao futebol: controle da carga, fisiologia do exercício, psicologia do esporte, metodologia do ensino, análise de desempenho e de jogo, tratamento e prevenção de lesões, coaching, aspectos genéticos, cognição e ação no futebol.
O UFMG Soccer Science é um grupo de professores com larga experiência acadêmica e vivência prática no ambiente do futebol. É formado por seis docentes do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO): André Gustavo Pereira, Bruno Pena Couto, Eduardo Pimenta, Gibson Moreira Praça, Maicon Rodrigues Albuquerque e Varley Costa.