UFMG Talks em casa discute os desafios da educação durante a pandemia
As recentes medidas de isolamento social fecharam escolas e universidades, gerando um grande impacto na educação. De forma inesperada, milhões de estudantes e professores em todo o mundo tiveram que se adaptar a novos formatos de ensino, mediados por diferentes tecnologias. Rádio e televisão, computadores e tablets conectados a uma internet pouco acessível são algumas das estratégias para levar a escola para dentro de casa. Até o celular, frequentemente considerado um inimigo em sala de aula, tornou-se um aliado nesta nova forma de ensino.
Da educação básica ao ensino superior, são vários os desafios vivenciados por alunos, professores e famílias, que enfrentam ainda questões de ordem social e de inclusão digital. O UFMG Talks em casa desta quinta-feira, 23 de julho de 2020, recebe, a partir das 19h, os professores Chico Soares e Maria José Flores para uma conversa sobre os rumos da educação no Brasil durante a pandemia.
O evento será transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube e na página do Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.
Os convidados
Professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, José Francisco Soares é membro do Conselho Nacional de Educação, onde foi um dos relatores da Base Nacional Comum Curricular. Também foi presidente do Inep de 2014 a 2016. Sua atuação acadêmica concentra-se nos estudos de medidas de resultados educacionais, cálculo e explicação do efeito nas escolas de ensino básico e indicadores de desigualdades educacionais. É doutor em Estatística pela University of Wisconsin - Madison, com pós-doutorado em Educação pela University of Michigan. Foi o primeiro presidente eleito da Associação Brasileira de Avaliação (Abave). Em 2012, recebeu o prêmio Bunge por suas contribuições na área de avaliação educacional. Ele também foi consultor do BID e da OECD.
Professora da Faculdade de Educação, Maria José Flores é diretora do GIZ, a Diretoria de Inovação e Metodologia de Ensino da UFMG. Suas pesquisas dão ênfase à pedagogia e docência na educação básica e superior, com foco em processos e práticas na formação de professores. É graduada (2001), mestre (2006) e doutora (2014) em Educação pela UFMG, com especialização em Educação a Distância (2009) pelo Senac-MG. É professora de didática nos cursos de licenciatura e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão social na linha Docência: processos constitutivos, professoras/es como sujeitos socioculturais, experiências e práticas.