VIII Fórum da Mulher do Jequitinhonha 2019
O município de Berilo recebe a 8ª edição do Fórum da Mulher do Jequitinhonha, que acontece nos dias 23 e 24 de agosto de 2019. A cidade está localizada no Médio Vale, a aproximadamente 600 km da capital mineira. Um dos principais eixos de discussão desta edição será sobre os “Direitos e a situação da mulher no Quilombo”. O evento tem a parceria do Polo de Jequitinhonha da UFMG.
Berilo é o município mineiro com o maior número de comunidades quilombolas, que são grupos étnicos, predominantemente constituídos de população negra rural ou urbana, descendentes de escravos. O objetivo do evento é fortalecer a voz e a atuação femininas com vistas à emancipação social e à cidadania plena.
Além da troca de experiências e informações, por meio de debates, mesas redondas e palestras, a iniciativa também envolve as participantes em um intercâmbio de saberes populares e acadêmicos, dos quais elas extraem conhecimento e consciência para batalharem por seus direitos
Histórico
Iniciado em 2011, o Fórum da Mulher do Jequitinhonha vem acontecendo a cada ano em uma cidade diferente do Vale. No primeiro ano, ele foi impulsionado por demanda das cidadãs, apoiadas pela UFMG, por intermédio do Programa Polo Jequitinhonha e do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher (Nepem).
Naquela vez, o cenário foi a cidade de Jequitinhonha. O evento se viu marcado pela construção coletiva da “Carta Aberta das Demandas das Mulheres do Vale do Jequitinhonha”, que tornou pública à população e aos organismos estatais e não-estatais as reflexões e proposições realizadas e debatidas no primeiro Fórum.
(Fonte: Site do Polo do Jequitinhonha da UFMG)