'Viorizontes: o violão em movimento': de quinta a sábado, no Conservatório UFMG
De 20 a 22 de junho, o Conservatório UFMG recebe o Viorizontes: o violão em movimento, com a apresentação de concertos e workshops, frutos de pesquisas de pós-graduação em andamento e que sinalizam a versatilidade do violão no cenário musical atual. Sob a coordenação do professor Flávio Barbeitas, o Viorizontes é um grupo de pesquisa violonística e faz parte do Programa de Pós-graduação em Música da Escola de Música da UFMG.
Concertos
Na quinta-feira, 20 de junho, às 19h30, haverá um concerto dividido em dois momentos: na primeira parte, Roger Deboben apresenta uma jornada nostálgica com valsas e choros, destacando obras de renomados violonistas mineiros do século 20. Em seguida, o Duo Vincens-Maciel propõe uma abordagem inovadora, incluindo uma adaptação única da Suíte para piano de Béla Bartók e novas interpretações de peças latino-americanas e composições originais.
Na sexta-feira, 21 de junho, também às 19h30, o concerto Giro latino-americano destaca aspectos da música latino-americana contemporânea, tendo o violão como meio principal. A curadoria do repertório foi feita com base em pesquisa no acervo da Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte, que guarda uma coleção de partituras de músicas do gênero.
No sábado, 22 de junho, um pouco mais cedo, às 17h, Nahuel Romero (violão) e Sabina Cerutti (flauta) apresentam o concerto Aires latinoamericanos, com a primeira página do texto musical da peça Aire, do compositor argentino David Bajda. O repertório se expande das prosas musicais da cidade de Mendoza a diversos outros mundos sonoros latino-americanos.