Abertas inscrições para os programas 'Residentes' e 'Cátedras', do IEAT

Docentes da UFMG e convidados estrangeiros selecionados vão colaborar em pesquisas transdisciplinares

Unidade Administrativa III, no Campus Pampulha da UFMG, onde fica localizado o IEAT
Unidade Administrativa III, no campus Pampulha, que sedia o IEAT Foto: site do IEAT

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG está recebendo inscrições para os programas Residentes e Cátedras, ambos destinados a docentes da UFMG com atuação focada na pesquisa de caráter transdisciplinar.

Os candidatos às seis vagas de residência devem ser inscrever até 4 de novembro, e o estágio será cumprido de 3 de março a 31 de dezembro de 2025. Podem participar docentes em exercício na UFMG, com contribuição na formação de recursos humanos e exercício comprovado em atividades de pesquisa, nas áreas de Humanidades, Letras e Artes, Ciências da Vida (incluindo Saúde) e Ciências da Natureza e Tecnologias. Os candidatos devem se inscrever por meio do endereço eletrônico editais@ieat.ufmg.br.

Os pesquisadores aprovados deverão realizar, durante o período de residência, ao menos uma atividade acadêmica: palestra, curso de curta duração, oficina e/ou workshop sobre o seu tema de pesquisa. Os residentes também poderão, a seu critério, ofertar, em conjunto, atividades geradoras de créditos, com carga horária mínima de 30 horas/aula, para estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG.

Os resultados serão divulgados até 17 de janeiro de 2025, na página do IEAT/UFMG.

Cátedra IEAT
Para a chamada do Programa Cátedra, financiada pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), as submissões podem ser feitas até 13 de dezembro de 2024, nas modalidades visitantes (duração de 3 a 12 dias) e residentes (durante 15 a 30 dias).

As candidaturas devem ser apresentadas por docentes da UFMG, com comprovada atuação na área de conhecimento da indicação e em campo de trabalho com potencial transdisciplinar. Os proponentes das indicações, se aprovadas, serão os anfitriões dos catedráticos na Universidade. O formulário de inscrição e os documentos exigidos devem ser encaminhados pelo e-mail editais@ieat.ufmg.br, até 13 de dezembro de 2024.

Para a Cátedra Visitante será concedido suporte financeiro por meio do pagamento de diárias de R$ 1 mil, proporcionais ao período da visita. Já os ocupantes da Cátedra Residente receberão uma bolsa de, no máximo, R$ 28 mil,  também proporcional ao período de permanência do catedrático na UFMG.

O programa Cátedra Fundep da IEAT visa contribuir para o avanço da pesquisa transdisciplinar na UFMG e estimular a presença na Universidade de pesquisadores de referência internacional, cuja colaboração incentive o desenvolvimento de ações que podem ser desdobradas em publicações e eventos internacionais.