Amazônia ameaçada é tema de nova edição do Programa Dois Pontos
A Amazônia é uma das mais importantes áreas de biodiversidade do planeta. Várias espécies de animais e de plantas vivem na região, e algumas delas ainda permanecem desconhecidas. Neste ano, uma grande área do território amazônico quase foi liberada para a exploração mineral pelo governo Michel Temer, que acabou cedendo às pressões e revogando o decreto de autorização.
Nesta edição do Dois Pontos, programa de entrevistas da TV UFMG, o assunto é debatido com o professor Raoni Rajão, coordenador do Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais da UFMG, e com o pós-doutorando em Sensoriamento Remoto Ubirajara de Oliveira.
Os dois são coautores de artigos científicos que reúnem resultados de pesquisas sobre ameaças ao ecossistema e que foram reportados em matérias recentes publicadas no Boletim UFMG. Rajão estudou a ineficácia do Cadastro Ambiental Rural (CAR), criado para coibir o desmatamento nos estados do Pará e do Mato Grosso, e Ubirajara detectou as limitações das unidades de conservação como instrumentos de proteção da biodiversidade brasileira.
O programa pode ser assistido no Canal Universitário (12, da NET, e 14, da Oi TV) nos seguintes dias: segunda, às 19h30, terça e quinta, às 20h, e na quarta e sexta, às 12h. A atração também está disponível no Facebook e no Youtube da emissora.