Saúde

'Amigo pra cachorro' visita pacientes do HC neste sábado

Projeto recorre à terapia assistida por animais para melhorar a saúde, o humor e a autoestima de crianças

Crianças tendem a aprimorar a saúde e qualidade de vida com o tratamento
Saúde das crianças tende a melhorar com o tratamento
Kristen Wong / Domínio Público

O Hospital das Clínicas da UFMG receberá, neste sábado, 6 de abril, das 9h às 11h, a equipe do projeto Amigo pra cachorro, que busca, de forma lúdica, melhorar o humor e a autoestima dos pacientes pediátricos e diminuir sua ansiedade, solidão e melancolia.

O projeto baseia-se na Terapia Assistida por Animais (TAA), método de suporte que se vale do laço humano-animal para aprimorar a saúde do paciente. Profissionais da área têm observado que a relação afetiva entre humanos e animais pode ser explorada em tratamentos no ambiente hospitalar. 

Os cães que participarão das atividades foram selecionados de acordo com características de comportamento e aptidão. Durante a visita, os animais serão acompanhados de seus tutores e de um adestrador. A dinâmica deve durar 30 minutos com cada grupo de pacientes. 

Pais, médicos e enfermeiros receberão questionários, antes e depois da visita, por meio dos quais poderão propor e avaliar ações para melhorar o comportamento e o bem-estar dos pacientes.

O projeto Terapia Assistida por Animais é uma iniciativa da Escola de Veterinária da UFMG, em parceria com o Hospital das Clínicas.

Com Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas