Ars Nova passeia pela música coral em concerto neste domingo
Repertório inclui Bach, Mozart, Schubert e 'medley' de canções de Milton Nascimento
A Capela de Santana, que fica no jardim da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10, Funcionários), será palco neste domingo, dia 30, a partir das 11h, do concerto De 2 em 2: um breve passeio pela história da música coral, que será apresentado pelo Ars Nova – Coral da UFMG. A entrada é gratuita, mas está sujeita à lotação do espaço, que conta com 80 lugares.
Regido por Lincoln Andrade, o coral interpretará composições dos períodos da Renascença, do Barroco, do Clássico, do Romântico e do Impressionista, além de produções brasileiras. A apresentação será aberta com as obras renascentistas Matona mia cara, de Orlando di Lasso, e Si ch’io vorrei morire, de Cláudio Monteverdi. O coral também passará por produções de Domenico Scarlatti, Johann Sebastian Bach, Mozart, Schubert, Brahms e Marlos Nobre. O encerramento se dará com um medley de músicas do compositor Milton Nascimento.
Erudição com didática
De acordo Andrade, o concerto foi concebido com a preocupação de ser didático, com uma linguagem simples e acessível, sem perder de vista a qualidade. “Fazemos mais do que uma apresentação musical. Interagimos com nosso público, propondo uma conversa aberta”, atesta o regente.
De 2 em 2 foi pensado exclusivamente para ser reproduzido no âmbito do programa Música na Capela, desenvolvido pela Casa Fiat de Cultura com a finalidade de ampliar a formação musical da população, com apresentações de corais e grupos de câmara, sempre com repertório diversificado e acesso gratuito.
“Estamos completando 60 anos em 2019, e esses concertos temáticos fortalecem nossa conexão com as pessoas. Estamos atraindo um público muito bom, inclusive uma plateia mais jovem, que tem se interessado por esse tipo de música e por nossa proposta de concerto didático”, explica o regente.