'Aulas abertas': Virgílio Vasconcelos, da EBA, propõe olhar ampliado sobre a animação
Vídeo do professor encerra série sobre a área
No último vídeo da série sobre cinema de animação do projeto Aulas abertas, do Centro Cultural UFMG, o professor Virgílio Vasconcelos, da Escola de Belas-Artes, aborda A animação sob um olhar ampliado. Vasconcelos compreende a animação como uma forma de expressão artística que faz uso da técnica para criar a ilusão do movimento com imagens sintéticas, sem, contudo, negar os princípios da animação clássica, da linguagem cinematográfica e das produções destinadas ao público infantil.
De acordo com o professor, a animação surge a partir da Revolução Industrial, no século 19. Com a evolução técnica experimentada em campos distintos, várias pessoas começaram a fazer experimentos artísticos cada vez mais complexos com os recursos materiais disponíveis em seus ambientes. Com o taumatrópio, por exemplo, foram desenvolvidos os princípios fundamentais do movimento animado. Os teares mecânicos do século 19, por sua vez, possibilitaram a animação digital, pois inspiraram projetos para criar máquinas programáveis de uso geral, que mais tarde foram chamadas de computadores.
O professor argumenta que a animação sempre foi influenciada pelas condições técnicas do seu tempo, ao mesmo tempo que influencia outros campos. Ele cita o curta La faim (1973), dirigido por Peter Foldes, narrado por meio de técnicas de animação digital que são usadas até hoje. Mais adiante, Vasconcelos apresenta outros exemplos para mostrar as possibilidades dessa visão expandida da animação, como Big bang big boom (2010), do artista italiano BLU, que se vale do grafite e de paisagens urbanas para criar sequências animadas, Gulp (2011), da Aardman Animations, que demonstrou o uso de suportes e de contexto técnico como ferramentas de expressão artística, a projeção mapeada Interconnection (2016), no Palácio do Parlamento da Romênia, e a peça de dança Glow, da companhia australiana Chunky Move.
Assista ao vídeo.
Virgílio Vasconcelos é professor adjunto no Departamento de Fotografia e Cinema da EBA e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG. Ele pesquisa as relações entre arte, técnica e sociedade e atua em disciplinas de animação digital 2D e 3D no curso de graduação em Cinema de Animação e Artes Digitais.
O projeto Aulas abertas oferece ambiente de compartilhamento de ideias, conceitos, experiências e discussões contextualizadas pelo atual momento de crise. Uma nova aula é publicada toda semana nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) e no site do Centro Cultural UFMG. Todos os vídeos já lançados permanecem disponíveis nessas plataformas.