Bauhaus completa 100 anos
Há cem anos era fundada, na Alemanha, a Bauhaus, uma escola de design, artes plásticas e arquitetura que se tornou uma referência no mundo. Pioneira no movimento Modernista, a Escola alemã tinha professores-artistas ilustres como os pintores Wassily Kandinsky e Paul Klee, e se tornou uma pedra no sapato do governo nazista por seus pensamentos progressistas e anti-ditatoriais. Embora tenha sido fechada na época do Nazismo, a Bauhaus, fundada pelo arquiteto alemão Walter Gropius, sobreviveu à repressão e se tornou um símbolo do Modernismo e do Design em todo o mundo.
A professora Giselle Safar, que leciona História da Arte e do Design na Universidade Estadual de Minas Gerais, a Uemg, conversou sobre a história da Bauhaus com o programa Noite Ilustrada da rádio UFMG Educativa, nesta sexta-feira, 5.
A história da Bauhaus foi imortalizada pelo documentário Bauhaus: A Face do Século 20, do diretor inglês Frank Whitford. O filme é de 1994 e traça uma biografia da Escola a partir de especialistas em arte, história e design. O documentário está disponível com legendas em português na íntegra no YouTube.
A publicação semestral da Escola de Design da UEMG, a Revista Transverso — Diálogos entre Design, Cultura e Sociedade, também está preparando para seu próximo volume um compilado de histórias sobre a Bauhaus. O periódico traz artigos e estudos transdisciplinares sobre arte, design, ciências humanas e sociais. Todas as publicações da Revista Transverso estão disponíveis no site revista.uemg.br, na aba específica da Revista Transverso.