Bloomsday 2022 tem programação especial em BH no ano do centenário de ‘Ulysses’, de James Joyce
Única data dedicada exclusivamente a um personagem literário é comemorada em vários países
No dia 16 de junho de 1904, Leopold Bloom viveu a jornada que fez dele um dos mais conhecidos personagens fictícios da literatura mundial. Apresentado pelo escritor irlandês James Joyce no romance Ulysses, Bloom inspira a celebração dessa data que é ainda mais emblemática neste 2022. A primeira publicação da obra completou 100 anos no dia 2 de fevereiro, data que marcou também os 140 anos desde o nascimento de Joyce. Todo ano, em 16 de junho, o protagonista é homenageado com o Bloomsday, festa literária que é o único dia dedicado a um personagem literário. A comemoração começou em 1924, quando amigos ofereceram uma festa ao escritor. Em 1954, a celebração passou a ser regular em Dublin, com reuniões de fãs. Hoje, a data é comemorada em diversos países, inclusive no Brasil.
Ulysses acompanha um dia na vida de Leopold Bloom, desde sua saída de casa pela manhã, suas tarefas do dia, até seu retorno para casa pela noite. Cada um dos capítulos corresponde a uma hora do dia, conta com seu próprio estilo literário e se refere a um episódio específico da Odisseia, de Homero, em que o protagonista representa uma versão moderna do herói da antiguidade grega. A obra é marcada por diversos jogos de linguagem e emprego de técnicas como o fluxo de consciência que, unidos à maneira como Joyce retrata a cidade, tornam Ulysses um romance revolucionário, considerado um divisor de águas no gênero.
Para falar sobre esse Bloomsday especial e analisar a reverberação do clássico nos dias atuais, o programa Universo Literário desta quarta, 15, apresentou entrevista com a professora de Literaturas de Língua Inglesa na Universidade Federal de Ouro Preto, que integra a diretoria da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses, Maria Rita Drummond Viana.
Ouça a conversa com a apresentadora Michelle Bruck:
O grupo Oficcina Multimédia e a Quixote Livraria e Café apresentam programação especial dedicada ao Bloomsday em Belo Horizonte nesta quinta, 16. As atividades são abertas às 18h30 por nossa entrevistada, a professora Maria Rita Drummond Viana, que apresenta fala sobre o lugar de Ulysses no ano de 1922. O evento conta ainda com leituras e intervenções teatrais e artísticas do Oficcina Multimédia na Quixote, que fica na Rua Fernandes Tourinho, 274, bairro Savassi. O romance foi lançado em edição especial este ano pela Companhia das Letras, com gravuras do ilustrador estadunidense Robert Motherwell e organização e tradução revisada de Caetano Galindo, professor da Universidade Federal do Paraná, que foi o convidado do Universo Literário no dia do centenário da obra e dos 140 anos de Joyce. Acesse a entrevista clicando aqui.
Produção: Enaile Almeida e Félix de Alcântara, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória
Publicação: Alessandra Dantas