Brasil é o 7º país que mais mata crianças e adolescentes do sexo masculino
Dado foi apresentado no relatório da Unicef ‘Um Rosto Familiar: A violência nas vidas de crianças e adolescentes’
O Brasil ocupa hoje o sétimo posto do ranking dos países onde mais se matam crianças e adolescentes, do sexo masculino, de 10 a 19 anos. Esse dado consta no relatório Um Rosto Familiar: A violência nas vidas de crianças e adolescentes, apresentado em outubro deste ano pela Unicef. A pesquisa leva em conta dados oficiais de mortalidade fornecidos por 183 países filiados à Organização Mundial da Saúde (OMS). Todos eles tinham populações acima de 90 mil pessoas em 2015. A taxa de 59 mortes em um grupo de 100 mil jovens faz com que o Brasil seja mais perigoso e mortal para crianças e adolescentes do que muitos países que enfrentam conflitos armados explícitos, como o Afeganistão.
A violência contra adolescentes no Brasil foi tema de entrevista com o professor Pedro Castilho, da Faculdade de Educação da UFMG (FaE), no Programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, veiculada na edição desta quinta-feira, 9 de novembro.
O relatório pode ser consultado no site da Unicef. Outro estudo que identifica os problemas da violência contra jovens no Brasil é o Atlas da Violência de 2017, lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).