Caderno de Ciências Agrárias comemora dez anos com nova edição
Décimo-primeiro volume do periódico do ICA traz 25 artigos originais
O Caderno de Ciências Agrárias completa dez anos de circulação com o lançamento de sua décima-primeira edição. O periódico do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG traz, em seu volume mais recente, 25 artigos originais, além de quatro textos de comunicação científica e um de revisão bibliográfica.
Os autores abordam temas variados, como as condições higiênico-sanitárias associadas à manipulação de alimentos em uma escola pública de Januária (MG), em artigo assinado por Joseane Moreira Santos e Luiz Carlos Ferreira, e perfil dos consumidores de produtos orgânicos, resultado de pesquisa realizada por Bernardo Rodrigues Porto e Wiolene Montanari Nordi. A natureza como sujeito de direito em casos de tragédias ambientais, análises sensoriais de massa de pizza sem glúten e musicoterapia para equinos também figuram nas seções de Artigos originais e Comunicações científicas.
Na seção Revisões de literatura, pesquisadores das universidades federal de Uberlândia (UFU) e estaduais de Montes Claros (Unimontes) e de Goiás (UEG) propuseram uma revisão sobre as relações básicas de vírus/vetor em pulgões e mosca-branca. As conclusões do trabalho abrangem possibilidades tecnológicas para o manejo de pragas a fim de ampliar o controle das doenças virais de plantas disseminadas por esses animais.
No editorial, o professor Leonardo David Tuffi Santos, diretor do ICA, comemora a década do Caderno de Ciências Agrárias e fala de sua importância para amplificar a divulgação científica. “As inúmeras mudanças e os desafios da ciência brasileira fizeram parte dos dez anos de história do Caderno de Ciências Agrárias e devem nortear o seu futuro. Essa história também se entrelaça com a da nossa Instituição e se junta a sua missão fundacional de ser um espaço de produção e disseminação de conhecimento”, escreveu.
Leia o décimo-primeiro volume do Caderno de Ciências Agrárias na plataforma Periódicos UFMG.