Caminho para implantação de tecnologia no ensino ainda é longo
Na última reportagem da série especial sobre o Enem 2020, especialistas falam sobre o uso das ferramentas digitais no ensino
Com a suspensão das aulas presenciais, alunos e professores tiveram que se virar de uma hora para a outra para dar conta dos conteúdos, agora ministrados de modo remoto. Isso mostra que embora as tecnologias pareçam já muito presentes entre nós, ainda há um longo caminho até que elas sejam incorporadas de uma forma mais orgânica no ensino.
O principal obstáculo, como foi discutido ao longo da série de reportagens sobre o Enem veiculadas na UFMG Educativa, é a questão do acesso: quase cinco milhões de crianças e adolescentes não têm, por exemplo, acesso à internet no país. Mas o fato é que as tecnologias provavelmente chegaram para ficar. Na última reportagem da série, especialistas discutem o fortalecimento do ensino híbrido, que mescla aulas tradicionais e novas tecnologias, e as lições deixadas, a um alto custo, pela pandemia.
Se você perdeu alguma reportagem da série especial sobre o Enem 2020 ou quer ouvir novamente, todos os episódios já estão disponíveis no nosso site. A série teve produção de Alicianne Gonçalves, Paula Alkmim, Breno Benevides, Igor Costa e Beatriz Kalil, com edição de Paula Alkmim.