Campanha Abril Laranja busca combater a crueldade contra animais
Em Minas Gerais, denúncias de maus tratos podem ser feitas pelo telefone 181
Já há algum tempo, os meses do ano, acompanhados de cores, têm sido usados como forma de divulgar e promover importantes causas. Em meio a esse calendário de cores, o Abril Laranja foi escolhido para uma campanha de combate à crueldade contra animais.
A campanha foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA), com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a causa, promover ações de conscientização e prevenir a crueldade contra o animal.
No Brasil, a prática de maus tratos a animais é crime, previsto no Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98, a Lei de Crimes Ambientais. A pena para quem impõe sofrimento a algum animal é de três meses a um ano de prisão, além de multa.
A advogada Natália Braga, voluntária da ONG Patas, falou sobre o Abril Laranja, mês de prevenção da crueldade contra animais, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 24.
Em Minas Gerais, as denúncias de maus tratos podem ser feitas, de forma anônima, pelo Disque Denúncia Unificado, cujo telefone é o 181. O trabalho da ONG pode ser acompanhado na página Patas BH no Facebook.