Contra acidentes de trânsito, campus Saúde se 'veste' de amarelo
Ação apoia movimento mundial de conscientização realizado neste mês
O campus Saúde da UFMG, formado por Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina e a Escola de Enfermagem, se colore de amarelo durante este mês em apoio ao Movimento Maio Amarelo, que chama atenção da sociedade mundial para o elevado índice de mortes e feridos no trânsito.
Com o mote Nós somos o trânsito, o movimento está na sua quinta edição. Desde esta quinta-feira, 3 de maio, laços gigantes enfeitam o gradil do campus Saúde. O Hospital das Clínicas iluminou sua fachada com a cor do movimento.
Nos dias 7 e 21, uma blitz de conscientização será realizada na Avenida Professor Alfredo Balena e no interior do campus pelos alunos dos cursos de Enfermagem e de Medicina da UFMG, que integram a Liga Acadêmica do Trauma e Emergências (Late MG). Um ator caracterizado com lesões de politraumatizado vai alertar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre os perigos do dia a dia no trânsito.
Top 10
Cerca de 90% dos acidentes de trânsito são provocados por falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. O Brasil figura entre os 10 países responsáveis por 62% das vítimas em acidentes no mundo, sendo o quinto em mortes. O alto índice preocupa a Organização das Nações Unidas (ONU), que promove, até 2020, a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. A intenção é manter em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema.
A cor amarela foi escolhida para simbolizar o movimento em alusão à sinalização de advertência utilizada nos semáforos. A exemplo das campanhas de conscientização de combate ao câncer de mama, de próstata e contra o vírus HIV, o Maio Amarelo também é simbolizado por um laço.