Cartas para a mestra: Ceale homenageia Magda Becker Soares
Iniciativa propõe que admiradores escrevam textos sobre a importância da obra da educadora da UFMG
Admiradores do trabalho da professora da Faculdade de Educação Magda Becker Soares, uma das principais referências brasileiras no campo da alfabetização, poderão demostrar, por meio de cartas, seu afeto e carinho à educadora. A iniciativa de homenageá-la é do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) UFMG. Professora emérita da Universidade, Magda é presidente de honra da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf).
O projeto sugere que o texto responda à seguinte questão: Para você, o que Magda significa em sua formação pessoal, profissional e humana? A resposta deve conter até mil palavras e ser enviada em arquivo word para o e-mail cartasparamagda@gmail.com.
“Para nós, ela é a nossa maior referência e inspiração no estabelecimento de uma verdadeira relação de troca entre a academia e os professores alfabetizadores. Magda ensinou, e ainda ensina, todos nós. Mais do que isso, dedica até hoje seu tempo de vida para realizar, na teoria e na prática, uma educação justa em nosso país”, justifica a equipe do Ceale.
Desde que a iniciativa foi lançada, o Centro já recebeu cerca de 100 cartas de amigos, colegas e alunos que usaram a obra de Magda Soares em suas turmas de língua portuguesa
A homenageada
Magda Becker Soares tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem. É graduada em Letras Neolatinas pela UFMG (1953), onde também obteve o grau de doutora em Didática (1962). Aposentou-se na UFMG como professora titular. Vencedora do Prêmio Jabuti, integra a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e o comitê assessor do CNPq. É consultora da Capes e conselheira da Comunidade Econômica Europeia.