Casa Fiat de Cultura exibe a restauração de obras do escultor Aleijadinho
Processo pode ser apreciado ao vivo, em transmissões virtuais ou em visitas agendadas, realizadas no ateliê-vitrine da Casa Fiat
A partir desta semana, os visitantes da Casa Fiat de Cultura poderão contemplar ao vivo o restauro de três obras de Aleijadinho, um dos maiores nomes do barroco brasileiro. Celebrando os 15 anos do museu, a iniciativa Aleijadinho, arte revelada permite ao público apreciar de perto o processo de restauração das obras Sant’Ana Mestra, São Joaquim e São Manuel, em transmissões virtuais ou visitas agendadas.
As exibições também permitem conhecer os bastidores do ateliê da Casa Fiat e explorar aspectos da vida e obra de Aleijadinho, considerado um dos mais importantes escultores do Brasil colonial. Ao longo do mês de novembro, serão apresentadas, em detalhes, cada uma das dez fases de restauro. No dia 2 dezembro, será inaugurada uma nova mostra que expõe o resultado final das obras São Joaquim e São Manuel, enquanto a imagem de Sant’Ana segue em processo de restauro ao vivo.
Na edição desta terça-feira, 9, a coordenadora do projeto, Rosangela Reis Costa, participou do programa Noite Ilustrada, apresentado por Luiz Fernando Freitas, e deu mais detalhes sobre o processo de restauro.
Ouça a entrevista completa no SoundCloud.
O agendamento para as visitas presenciais ao ateliê pode ser realizado pela plataforma Sympla. Para mais informações sobre o projeto, basta acessar o perfil da Casa Fiat de Cultura no Instagram ou o canal do espaço no Youtube, onde também é possível acompanhar as transmissões ao vivo.
(Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória / Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Hugo Rafael)