Exposição comemora 50 anos da Faculdade de Letras
Programação vai até abril de 2019
A exposição Vidinha de bordo: o turista aprendiz – 50 anos da Faculdade de Letras, aberta no Centro de Memória da Fale, reúne objetos, fotografias e vídeos sobre fatos que ocorrem no ano de fundação da Unidade. O visitante terá a oportunidade de ouvir poemas gravados por pessoas que integraram o quadro docente e de consultar o acervo de periódicos e livros de ex-alunos. A curadoria é das professoras Heloísa Penna, Sueli Coelho e Tereza Virgínia Barbosa.
A mostra integra as comemorações do cinquentenário da Fale, que tiveram início em outubro e se estenderão até abril de 2019. A Faculdade, que resultou de desmembramento da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafi), começou a funcionar em 26 de novembro de 1968.
O curso de Letras foi criado em 21 de abril de 1939, na Fafi, da então Universidade de Minas Gerais (UMG). A primeira turma, de 1941, foi destinada à formação de professores. Desde 1983, a Unidade funciona no campus Pampulha.
Os professores Jacyntho Lins Brandão e Ângela Vaz Leão, primeira diretora da Faculdade, foram entrevistados para este vídeo comemorativo. Assista: