Chamada seleciona projetos colaborativos focados na democratização do conhecimento
Seis iniciativas serão desenvolvidas, em julho, em laboratório imersivo coordenado pela especialização Amerek
O Laboratório Colaborativo de Divulgação e Apropriação da Ciência e Tecnologia (Amerek.Lab), lançado pelo Curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência (Amerek) da UFMG, abriu chamada para selecionar propostas que devem resultar em projetos colaborativos que contribuam para a democratização do acesso ao conhecimento. A inscrição pode ser feita até 9 de junho, por meio de formulário on-line.
Os projetos podem versar sobre os mais variados temas e devem buscar promover conexões entre as ciências e outros saberes e práticas. Problemas concretos, como desigualdade, violências e ativismo social, também podem ser abordados nas propostas. Neste primeiro momento, serão selecionadas seis iniciativas, que serão desenvolvidas com o apoio de colaboradores em um laboratório presencial imersivo, programado para o mês de julho, no campus Pampulha, e nos espaços culturais da UFMG em Belo Horizonte.
Posteriormente, será aberta uma segunda chamada destinada a selecionar colaboradores. Na ocasião, poderão se inscrever pessoas de diferentes áreas e com níveis diversos de treinamento, especialização e experiência para participar voluntariamente do desenvolvimento dos projetos. Serão formadas equipes multidisciplinares de colaboradores, artistas, cientistas, profissionais de tecnologia, comunicadores, educadores, lideranças comunitárias, entre outros profissionais.
Amerek.Lab
O Amerek.Lab é um experimento colaborativo, desenvolvido pelo Amerek — Curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência da UFMG —, em parceria com a Silo-Arte e Latitude Rural e apoiado pelo Instituto Serrapilheira. O laboratório apresenta e desenvolve ideias de comunicação do conhecimento e democratização dos saberes.