Cia Luna Lunera lança espetáculo ‘Urgente’ em livro, como parte das comemorações dos 20 anos
Peça de 2016 que dialoga com o momento atual de isolamento e crise também será reexibida on-line na próxima semana
A Cia. Luna Lunera, uma das mais importantes companhias de teatro brasileiras, lança o livro Urgente. Em parceria com a editora Javali, a primeira publicação da trupe apresenta a dramaturgia do espetáculo de mesmo nome, lançado em 2016 com direção do Areas Coletivo, do Rio de Janeiro. A narrativa propõe uma reflexão sobre as relações com o tempo, o cumprimento de tarefas intermináveis e sonhos e desejos adiados para um futuro desconhecido. Os personagens vivem em risco constante num espaço pequeno e a história é atravessada por recortes de retrospectivas da vida dos atores, o que reflete uma das vertentes da Luna, o trabalho autobiográfico.
O desenvolvimento do espetáculo contou com a interlocução dramatúrgica do escritor Carlos de Brito e Mello, que contribuiu para manter a multiplicidade de linguagens característica dos trabalhos da companhia, ao conectar a literatura, a filosofia e a poética da peça. O evento de lançamento do livro faz parte da programação da Mostra Luna Lunera 20 Anos, que celebra as duas décadas do coletivo. A trupe possui oito trabalhos em seu repertório e já realizou cerca de mil apresentações de seus espetáculos dentro e fora do Brasil.
Para falar sobre o lançamento do livro Urgente e as duas décadas de atividade do grupo, o programa Conexões dessa sexta, 8, teve como convidado o ator e coordenador geral da Mostra Luna Lunera 20 Anos, Marcelo Souza e Silva. Ele comentou como tem sido especial a interação on-line com o público nas comemorações, a despeito da falta que faz o contato pessoal, e ressaltou o ganho de estar em contato com outras pessoas e parceiros de diferentes estados do Brasil. O ator também abordou algumas características do grupo, como a participação do público, que é convidado a assistir ensaios e opinar na construção cênica, e os recortes autobiográficos que compõem as peças. Eles estão presentes desde Não Desperdice sua Única Vida ou..., lançado em 2005, por incentivo da diretora do espetáculo, Cida Falabella.
Marcelo ressaltou o valor dos textos que acompanham o livro Urgente – o prefácio do Areas Coletivo (RJ), que cocriou e dirigiu o espetáculo; o posfácio assinado pelo mestre em Antropologia Social Sérgio Gomes e o pesquisador e professor de Métodos de Pesquisa Jean-Luc Moriceau; e a orelha escrita pela jornalista, crítica e pesquisadora teatral Soraya Belusi. Segundo o ator, foi uma oportunidade da companhia refletir sobre a própria história. Ele também destacou a importância de lançar o livro no atual momento, uma vez que a narrativa guarda paralelos com o isolamento social imposto pela pandemia e contexto sócio-político de 2021.
“Uma das premissas da trama é um espaço que tem rachaduras. Se a gente pensa hoje na sociedade, ela está tão saturada, a gente observa rachaduras em tantos aspectos politicamente falando, socialmente, a gente agora está num abismo econômico também, por conta da pandemia e do equivocado gerenciamento desse contexto. Metaforicamente, a gente pode entender essas rachaduras como algo constituinte desses nossos tempos atuais. Também tem uma reflexão sobre o ensurdecimento. Tem uma personagem que passa por esse processo fisicamente, mas metaforicamente todos os personagens passam. Eles não se escutam muito, têm divergências enormes e é difícil eles conseguirem dialogar sobre essas divergências, o espaço está por cair e eles ignoram completamente isso. E a gente também está em uma sociedade em que e agente observa essa iminência de uma crise tremenda e, de certa forma, tem vivenciado um pouco esse ensurdecimento e esse adormecer da população”, refletiu.
Ouça a entrevista completa pelo Soundcloud.
A live de lançamento do livro Urgente, da Cia. Luna Lunera e Areas Coletivo, será realizada neste sábado, 9 de outubro, às 18h, no canal da companhia no YouTube e conta com tradução em Libras.
Logo depois da transmissão, a publicação estará à venda no site oficial da trupe e também estão programados sorteios pelo Instagram do grupo. Para concorrer é só participar da live de lançamento e escrever Urgente no chat.
Na quinta, 14, às 20h, o espetáculo vai ser apresentado pelo canal do YouTube e ficará disponível até a segunda seguinte, 18.
Produção: Enaile Almeida e Nicolle Teixeira, sob orientação de Hugo Rafael e Alessandra Dantas
Publicação: Alessandra Dantas