CineCentro exibe musical e comédia nesta semana
Seleção de nove filmes de diversos gêneros e fases da história do cinema serão exibidos no mês de agosto, no Centro Cultural UFMG. Para esta semana, o projeto CineCentro programou o musical Cinderela em Paris, de Stanley Donen (terça, 2), e a comédia O galante Mr. Deeds, de Frank Capra (quinta, 4).
Com o objetivo de convidar o público a conhecer obras que geralmente não são exibidas em circuitos comerciais, a programação contempla também gêneros como guerra, romance, ficção científica e drama.
As sessões, gratuitas, são realizadas nas terças e quintas-feiras, às 19h. O Centro Cultural fica na Avenida Santos Dumont, 174, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8280.
Programação
Terça, 2 – Cinderela em Paris (musical) – Direção: Stanley Donen (EUA, 1957, 100’)
Dick Avery (Fred Astaire) é fotógrafo de revista de sucesso e está atrás de um rosto diferente e encantador. Ao voltar à livraria de seu último ensaio, encontra Jo (Audrey Hepburn), bela jovem que lhe parece ser a modelo ideal. Juntos, seguem para Paris, onde descobrem o sucesso e um grande amor.
Quinta, 4 – O galante Mr. Deeds (comédia) – Direção: Frank Capra (EUA, 1936, 115’)
O simplório e honesto poeta Longfellow Deeds (Gary Cooper), de Mandrake Falls, recebe herança milionária de seu tio, o que o obriga a deixar sua vida no interior e partir para Nova York, onde lidará com pessoas que só pensam em aproveitar de sua fortuna e humildade. Ele se envolve em um romance com uma esperta jornalista e se torna alvo de implacáveis homens de negócio e parentes.
Terça, 9 – Um estranho na escuridão (guerra, thriller) – Direção: Frank Launder (UK, 1946, 112’)
Birdie Quilty (Deborah Kerr), jovem irlandesa, odeia a Inglaterra e, em seu aniversário de 21 anos, decide deixar sua casa e integrar o Exército Republicano Irlandês (IRA). Contudo, em razão de um mal-entendido, ela acaba fazendo contato com um espião nazista, que considera tratar-se de um líder do Irã. Ele a recruta para a causa nazista e Birdie se envolve em uma série de confusões, sem imaginar que seu verdadeiro chefe é Adolph Hitler.
Quinta, 11 – Tudo que o céu permite (romance) – Direção: Douglas Sirk (EUA, 1955, 89’)
Cary Scott (Jane Wyman) é viúva respeitável da alta classe média que se sente frustrada, mas reencontra o amor ao se apaixonar por Ron Kirby (Rock Hudson), seu jardineiro. Apesar de ser 15 anos mais velha e ter um casal de filhos já crescidos, ela decide assumir esta paixão. Entretanto, Cary encontra preconceito em vários de seus amigos íntimos e até mesmo nos filhos, que não aceitam que a mãe mantenha tal relação.
Terça, 16 – O homem invisível (ficção científica) – Direção: James Whale (EUA, 1933, 71’)
Um estranho chega em uma pequena vila com o objetivo de terminar suas pesquisas científicas. Seu nome é Jack Griffin (Claude Rains), que criou uma fórmula que o permitiu ficar invisível. Porém, enquanto busca o antídoto para voltar ao normal, os problemas começam a acontecer e a população local descobre sua natureza.
Quinta, 18 – Como era verde o meu vale (drama, familiar) – Direção: John Ford (EUA, 1941, 124’)
Aos 60 anos, Huw Morgan relembra sua vida quando garoto em uma pequena cidade mineradora. Suas reminiscências revelam a desintegração da unida família Morgan e de seus dedicados pais, enquanto capta os sentimentos e problemas daquele tempo. O filme ganhou cinco prêmios Oscar ao todo, incluindo melhor direção.
Terça, 23 – Farsa diabólica (suspense, crime) – Direção: Bryan Forbes (EUA, 1964, 120’).
Myra Savage (Kim Stanley, na foto acima) é uma mulher com inclinação para a farsa e ambiciona tornar-se uma celebridade no mundo dos médiuns e paranormais. Ela concebe um crime obscuro colocando seu marido (Richard Attenborough) como cúmplice. Após sequestrarem uma criança eles planejam convencer a polícia e a mídia que suas habilidades telepáticas podem resolver o crime. Mas o que não imaginam é que eles não têm o controle das coisas entre os vivos e muito menos entre os mortos.
Quinta, 25 – Zona proibida (aventura) – Direção: William Dieterle (EUA, 1949, 104’)
O comandante Paul Vogel desbrava um deserto africano à procura de uma lendária jazida de diamante. Seu principal concorrente na empreitada é o guia de caça Mike Davis (Burt Lancaster), que prossegue habilmente evitando as armadilhas plantadas por Vogel.
Terça, 30 – O preço de um homem (faroeste) – Direção: Anthony Mann (EUA, 1953, 124’)
Howard Kemp (James Stewart), um caçador de recompensas, tentar ganhar dinheiro para comprar de volta a terra que perdera injustamente enquanto estava ausente na Guerra Civil.